Hoje, Harrison Ford faz 70 anos, mas o velho astro não deve aguentar mais receber parabéns, ranzinza genial que é. Esta nota, portanto, não é para ele, e sim para os leitores que aprenderam a ser um pouco menos molengas com o eterno Indiana Jones.
1. Mínimo esforço e máxima eficiência
Indiana Jones e o Jiu-Jitsu sempre nos ensinaram que movimentos espalhafatosos não levam a nada, apenas a gasto de energia. Certamente esta a seguir é uma das melhores cenas de morte de filme em todos os tempos, lançada em “Caçadores da arca perdida”. Veja a 35 segundos do vídeo. (Nota do autor: não estamos mandando ninguém sair atirando em outros. Isso é apenas um filme. Grato.)
http://www.youtube.com/watch?v=lOKfQK7fs0c
2. Sempre há tempo
É uma das cenas de ação mais divertidas de todos os filmes da série. No entanto, a sequência simples, presente em “Indiana Jones e o Templo da Perdição”, também traz suas lições. Por exemplo: sempre há tempo. Se a luta não acabou, ainda dá. Se você gosta de algo, vai arrumar tempo. E se você possui algo que valoriza, há sempre uma brecha para recuperá-lo. Tudo isso numa cena sobre um chapéu? Bem, a gente realmente gosta de Indiana Jones. Reveja a cena clássica, a 1min10s do vídeo a seguir.
3. Não se arrisque se a pegada não estiver firme
Ainda no filme “…Templo da Perdição”, Indiana faz um estrago dos diabos no exército inimigo ao cortar as cordas da ponte. Mas não sem antes se amarrar todo ao corrimão da ponte, e ensinar que a pegada precisa estar firme antes de você se lançar em alguma posição arriscada. A lição aqui não é amarrar, repare bem, mas confiar nas pegadas.
4. É preciso estar em forma todos os dias
As recorrentes cenas vividas por Harrison Ford acabam nos ensinando que nunca sabemos a hora em que, não mais que de repente, uma rocha gigante vai vir rolando em nossa direção. Metaforicamente, claro. Mesmo assim, é preciso estar sempre em boa forma física, para a cabeça funcionar bem na hora do aperto, seja esse qual for. Ah, e as pernas também, se for o caso. Relembre a cena abaixo. Trata-se da primeira cena do primeiro filme, “Caçadores da arca perdida”.
5. Escolha uma trilha sonora à altura de seus feitos
Não importa o que você faça, a trilha sonora precisa estar à altura. Será que o Indiana Jones seria um herói tão cultuado sem a trilha sonora a seguir? Jamais saberemos.
http://www.youtube.com/watch?v=Vg7C9qwLoqE
Seja como for, fica a dica, em especial ao amigo Fabricio Werdum: se você realmente sonha em vencer Junior Cigano e tornar-se campeão dos pesos pesados do UFC, esqueça isso de entrar ao som de Michel Teló. O UFC e nossos ouvidos agradecem!