Hoje consagrado campeão peso pesado do UFC, Fabricio Werdum tem duas medalhas de ouro no Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF e outros dois títulos do ADCC. Mas ele nem sempre entrou com favorito em suas lutas. O gaúcho, tachado como azarão no UFC 188, no México, contra o temido Cain Velásquez, se acostumou a quebrar as casas de apostas e a surpreender.
“Gosto de desafios, treino mais ainda quando não sou considerado o favorito”, costuma dizer Werdum.
A seguir, GRACIEMAG relembra cinco momentos em que o faixa-preta gaúcho entrou como zebra e saiu campeão.
1. Contra Léo Leite, Mundial de Jiu-Jitsu 2003
Depois de perder para o já bicampeão mundial Léo Leite na Copa do Mundo de 2003, Fabrício Werdum deu o troco no rival no Mundial de Jiu-Jitsu no mesmo ano, no Tijuca Tênis Clube, no Rio, e conquistou o seu primeiro título no pesadíssimo faixa-preta.
2. Contra Cain Velásquez, UFC 188
O filho de mexicanos tinha apenas uma derrota na carreira, para Junior Cigano. Mas Werdum foi lá e chocou o público novamente, no UFC 188.
3. Contra Marcio Pé de Pano, ADCC 2003
O experiente campeão mundial Marcio Cruz, o Pé de Pano, era o franco favorito no ADCC 2003, mas Werdum, estreante na faixa-preta, provou que tinha jogo para surpreender Pé, e o público no Ibirapuera.
4. Contra Alexander Emeliankenko, 2H2H Pride & Honor 2006
O irmão de Fedor andava nocauteando meio mundo, mas Werdum novamente não quis saber: botou para baixo logo no primeiro round e usou o katatagame, no evento de MMA na Holanda.
5. Contra Fedor Emelianenko, StrikeForce 2010
Invicto desde 2000, a lenda russa Fedor Emelianenko não resistiu nem dois minutos: mais uma vez, Werdum quebrava a banca e chocava o mundo, com um ataque duplo (triângulo + chave de braço) que entrou para a história das lutas.