Abrir a guarda no Jiu-Jitsu é como escancarar os portões de sua fortaleza. É preciso fazê-lo com segurança, caso contrário o inimigo parte para dentro e cruza sua linha de defesa praticamente sem resistência.
Hoje, GRACIEMAG tenta ajudar o praticante que tem se sentido desconfiado ao abrir a guarda antes de ajustar os ganchos para raspar, uma alavanca muito utilizada no Jiu-Jitsu. Confira sete dicas para abrir sua própria guarda com segurança:
1. Se você apenas abrir sua guarda sem se proteger antes, o oponente vai tourear ou jogar o peso e impossibilitar que você enfie os ganchos para raspar.
2. Lembre-se que o fator surpresa é seu. Ou seja, você, apenas você, sabe a hora exata que você vai abrir a guarda para executar a dita “guarda borboleta”. Use isso a seu favor, com agilidade.
3. Abrir a guarda e usar apenas seu joelho como obstáculo pode não ser suficiente contra a pressão do passador.
4. Assim que abrir, use o pé na virilha bem fincado para manter o oponente na distância desejada.
5. No vídeo a seguir, o campeão Saulo Ribeiro mostra como combinar a mão no pescoço e o pé na virilha para abrir a guarda com segurança. Veja e estude, ali pelos 2min.
6. Lembre-se de manter a mão sempre no dojô. É esta mão que vai oferecer uma base, e um ponto de apoio para você se deslocar para dentro do rival.
7. Sente-se sem dar muito espaço para o oponente, e depois de sentado, preocupe-se com a raspagem de gancho, como nosso GMA mostra aos 5min do vídeo.
Para aprender como o faixa-preta radicado em San Diego usa da ponta dos pés ao ombro para raspar de gancho, veja o vídeo até o fim, com um drill voltado para a posição.
Curtiu? E qual seria sua dica para abrir a guarda em segurança para raspar? Comente.