Fundada em 1994, a editora Gracie teve o privilégio de colher ensinamentos e macetes com alguns dos principais mestres e campeões do esporte.
Seu fundador, Carlos Gracie Jr, abasteceu nossa equipe durante essas décadas não apenas com detalhes hábeis e técnicos úteis na hora de vestir o kimono, como também com lições de vida preciosas, para combater os males invisíveis que minam a saúde das pessoas, como diabetes, excesso de peso e outros problemas.
Confira e viva melhor, com as frases sábias de Carlinhos Gracie, o mestrão da Gracie Barra. Oss…
1. Digestão leve é igual treino mais proveitoso
“O organismo está sempre nos alertando sobre os alimentos que é capaz de assimilar melhor. Repare nas sensações que ocorrem após as refeições. Saciado? Pesado? Leve? Que tipo de sensação você prefere sentir?”
2. O guardeiro é um domador
“Fazer guarda no Jiu-Jitsu é que nem amansar um cavalo xucro. A gente impõe controle aos poucos, progredindo gradativamente, tirando o ímpeto do bicho até ele se exaurir. E é aí que eu puxo o chicote e começo a atacar o oponente.”
3. Como cuidar do corpo ao treinar
“A região lombar, por mais poderosa que seja, jamais será blindada à passagem do tempo. Jiu-Jitsu é para a vida toda, e por essa linha de pensamento vocês podem ter certeza de que técnicas básicas, como é o caso da guarda fechada ou dessa guarda aberta que gosto de fazer, jamais vão nos abandonar. Aos 70 anos ainda seremos capazes de executá-las com bastante mobilidade.”
4. Ame seu trabalho, e corra atrás todos os dias
“Disciplina e consistência. Devo a esses dois fatores tudo que consegui na minha vida. As coisas nunca aconteceram do dia para a noite, os resultados vieram como consequência de um trabalho de décadas. É preciso persistir, e isso é uma coisa difícil de ser ensinada nos dias de hoje, uma época em que a sociedade revela tanta fome de conquistas imediatas.”
5. Na derrota ou vitória, mantenha a postura
“Evite a euforia. Opte pela serenidade.”
6. Alimente-se com sabedoria
“Começo a cuidar da minha saúde a partir da alimentação. Não me limito a simplesmente comer, gosto de escolher e preparar tudo aquilo que vou ingerir.”
7. Exercício constante resulta em mente sadia
“Meu sonho é que as pessoas entendam que o jiu-jítsu, no fim das contas, é uma arte que ajuda o ser humano a viver melhor.”