Para ser um praticante imprevisível no Jiu-Jitsu, o primeiro passo é ser completo, com uma guarda ofensiva e uma passagem de guarda afiada na manga. Mas uma boa posição surpreendente também ajuda.
Kayron Gracie (Gracie Barra) sabe disso. Dono de boas finalizações e transições interessantes, o filho de Carlos Gracie Jr. chega a estimular que os alunos desenvolvam poderes de invisibilidade. Afinal, o que o oponente não vê ele não pode defender.
Como por exemplo, nesta chave omoplata que termina com uma chave de braço, que garimpamos para o leitor hoje.
Quando você tenta a omoplata, a reação natural do oponente é contra-atacar e jogar peso. Em vez de repor a guarda e começar tudo de novo, que tal um plano B?
Repare, logo aos 6 segundos do vídeo, como Kayron ensina a fazer as transições para fisgar a omoplata. O lance é puxar o cotovelo do adversário para girar o quadril.
Aos 29s, o professor da GB mostra como subir sem perder a posição e continuar mantendo a pressão no ombro.
Aos 34s, o Gracie começa a detalhar a posição para o armlock “invisível”. Observe como ele puxa e segura a manga direita.
Feito isso, ele abre a omoplata e chuta o pé esquerdo para trás fazendo a base para subir (aos 54s).
Aos 57s, Kayron puxa a manga direita, vai para cima e finaliza no braço. Note que o polegar do oponente está para cima, o que dá a pressão no cotovelo.
Vai usar no treino hoje ou não?