O canadense Jake Mackenzie (GFTeam) abocanhou mais uma medalha de ouro para sua coleção, no último fim de semana em São Paulo. Jake venceu o meio-pesado no São Paulo Open da IBJJF.
Antes de faturar o ouro, Mackenzie viu uma cena típica do Jiu-Jitsu que serviu de inspiração para ele:
“Eu assistia a algumas lutas lá em Barueri, até que vi o Diego Oliveira entrar no dojô. Mesmo sem uma das pernas, o moleque deu show de Jiu-Jitsu e superação. Ao vê-lo lutar, senti muita inspiração para entrar no tatame”, contou Jake, que atuou na categoria de cima da que está acostumado.
“Senti que lutei bem mesmo na categoria de cima”, disse o peso médio. “Encaixei meu jogo, saí na frente no placar e venci minhas duas lutas para ser campeão. Como os caras eram mais fortes, a preocupação foi de não errar nada”.
Na final, Jake encarou Romulo Azevedo (Welton Ribeiro), quando aplicou sua raspagem de meia-guarda e pegou as costas. Romulo sentiu o joelho e não retornou ao combate.
“Comecei bem, armei minha guarda, dominei a lapela e usei um gancho para raspar da meia-guarda. Caí direto nas costas. Mas, infelizmente, ele sentiu e não conseguiu continuar, fiquei triste por ele”, contou.
Conhecido pelo bom jogo de meia-guarda, Jake Mackenzie detalhou os pontos principais para você fazer bom uso da posição:
1. Não deixe o oponente abraçar sua cabeça
2. Evite que o adversário fique solto demais por cima – use sempre as lapelas dele para deixá-lo sem base
3. Teste-se nos treinos nas mais diferentes situações de luta, para que a posição fique afiada
4. Para surpreender, tenha muitas variações da meia-guarda – estude bastante as raspagens e esteja sempre preparado.