Chael Sonnen foi flagrado no exame antidoping depois da luta contra Anderson Silva, no UFC 117. O nível de testosterona na urina do lutador, segundo os exames, estava bem acima do normal, o que definitivamente melhoraria a performance do atleta.
Entretanto, uma das justificativas nos bastidores é de que Sonnen passava por problemas estomacais na semana anterior à luta e poderia ter tomado medicamentos. Apesar de não ter entrado em detalhes, esta inclusive foi a defesa do lutador.
“Ele só disse que estava tomando um medicamento, mas nunca disse o motivo. Sonnen só foi falar dessa medicação quando foi chamado para explicar o ocorrido, mas nunca apresentou uma razão médica”, declara o diretor executivo da Comissão Atlética da Califórnia, George Dodd, em entrevista ao site da revista “Sports Illustrated”.
Chael está previamente suspenso do UFC por seis semanas. Neste período, o lutador apresentará a sua defesa. Sonnen pode ficar, pelo menos, um ano afastado do octagon, além de pagar uma multa de 2.500 dólares.