Com a faixa-preta de Jiu-Jitsu recebida ontem, das mãos do brasileiro Leandro Vieira, o campeão dos pesados Cain Velasquez chega ainda com mais moral para o terceiro reencontro com Junior Cigano, no UFC 166, 19 de outubro em Houston, Texas.
Condecorado na academia AKA, em San José, Califórnia, juntamente com o colega Luke Rockhold e com Daniel Cormier (agora faixa-marrom), Cain aumenta a fileira de campeões do UFC que envergam a faixa mais escura na cintura.
Você lembra quem são os outros? GRACIEMAG aproveita a sexta-feira para listar os campeões e suas graduações na arte suave.
Pesado: Cain Velasquez, faixa-preta de Jiu-Jitsu
Nocauteador nato, Cain tem até títulos em torneios da IBJJF, como o absoluto faixa-azul no Mundial Sem Kimono em 2007, onde venceu também o pesadíssimo.
Meio-pesado: Jon Jones, faixa-branca de Jiu-Jitsu
Segundo Roberto Tussa, professor da GB que tem afiado Jones de kimono, o campeão está cada vez melhor no chão: “Ele ainda é branca, mas falta só treinar um pouco mais de pano para a azul. Em alguns casos e torneios sem pano, a IBJJF considera o lutador profissional de MMA como faixa-azul. Jones leva muito jeito e para mim já está além da faixa-azul. Não deve demorar para ser graduado. Ele agora vai dar uma focada no chão em nosso próximo camp para lutar com Glover, no UFC 169, 1º de fevereiro”.
Médio: Chris Weidman, faixa-marrom de Jiu-Jitsu
Faixa-marrom desde junho de 2013, Chris Weidman foi graduado por John Danaher, renomado professor da academia Renzo Gracie em NY. Chris, que começou a treinar chão com Matt Serra, segundo seus treinadores tem potencial para finalizar Anderson na revanche, em dezembro.
Meio-médio: Georges St-Pierre, faixa-preta de Jiu-Jitsu
Hoje poucos lembram, mas o campeão canadense começou no Jiu-Jitsu antes de dar seu primeiro treino de wrestling, sua modalidade carro-chefe hoje. GSP pegou a faixa-preta em 2008, com Bruno Fernandes, na GB de Montreal.
http://www.youtube.com/watch?v=7gP36cCTkCg
Leve: Anthony Pettis, faixa-azul de Jiu-Jitsu
Após entortar o braço de Ben Henderson com um belo armlock da guarda no primeiro assalto, no UFC 164, em agosto, Pettis está cada vez mais perto da faixa-roxa. A aguardada graduação deve ser oficializada em novembro, por seu professor brasileiro Diego Moraes.
Pena: José Aldo, faixa-preta de Jiu-Jitsu
Faixa-preta de Jiu-Jitsu da Nova União há sete anos, Aldo mantém o estilo de castigar em pé para, se sobrar algo, finalizar no chão.
Galo: Dominick Cruz e Renan Barão, faixa-azul e faixa-preta respectivamente
O forrozeiro Barão, campeão interino da categoria, é pupilo de Jair Lourenço, da academia Kimura/Nova União.
Mosca: Demetrious Johnson, faixa-branca de Jiu-Jitsu
Wrestler de categoria, Demetrious treina na academia do ex-lutador e finalizador Matt Hume. “Sou faixa-branca em Jiu-Jitsu, estou apenas tentando fazer meu jogo evoluir. Uso meu wrestling para chegar a posições boas para pegar”, explicou o peso-mosca recentemente, após pegar o braço de John Moraga com estilo.
Galo feminino: Ronda Rousey, faixa-preta (judô)
A primeira campeã feminina do UFC coleciona sete finalizações em sete lutas, todas no braço.