Para falar sobre uma das posições mais controversas da atualidade, GRACIEMAG escalou dois especialistas no assunto. Caio Terra, bicampeão mundial, reconhecido tanto como competidor quanto como técnico de grandes craques, e Mikey Musumeci, primeiro americano bicampeão mundial na faixa-preta e um amante da posição em questão. Nós estamos falando do polêmico berimbolo.
Visto em todos os campeonatos tempos atrás, da faixa-branca até a faixa-preta, o movimento de rolar e pegar as costas a partir da guarda de la riva se tornou figurinha difícil nos torneios, principalmente em alto nível. Muitas defesas, contra-ataques e opções para inutilizar o golpe surgiram na evolução do esporte, e nomes famosos como Keennan Cornelius disseram que a posição estava com os dias contados.
Para Mikey e Caio, porém, a posição segue bem efetiva, com os ajustes corretos e confiança na movimentação. Vale ressaltar que muitas posições básicas, que são estudadas e treinadas incessantemente desde o início no Jiu-Jitsu, podem ser funcionais em qualquer situação, desde que sejam executadas de forma perfeita. Então, por que não aprimorar o berimbolo?
Foi por isso que a equipe de GRACIEMAG procurou Caio e Mikye, e após uma extensa conversa à beira da praia de Copacabana, resolveu gravar três posições no tema: um ataque justo com o berimbolo para as costas, uma defesa deste ataque, e um contra-ataque para avançar contra o adversário que defende o berimbolo.
Confira no vídeo abaixo o dossiê completo, com detalhes de pegadas e movimentações, e melhore hoje o seu berimbolo (ou se defenda melhor dele, se for o caso). Oss!