Assim que entrar no Palace Arena, em Auburn Hills, no sábado, dia 20, Lyoto Machida vai experimentar uma sensação diferente: será a primeira vez que subirá ao octógono vindo de uma derrota.
Depois de ter perdido a invencibilidade para Mauricio Shogun, o “Dragão” brasileiro volta para enfrentar o americano Quinton “Rampage” Jackson a partir de 1h, em luta válida pelo card principal do UFC 123.
A noite reserva ainda a estreia do gaúcho Maiquel Falcão, que encara o americano Gerald Harris, e grande tira-teima entre Matt Hughes e BJ Penn na categoria meio-média. No Brasil, o show será exibido ao vivo pelo Sportv.
O nocaute sofrido para “Shogun” durante o UFC 113, em maio deste ano, foi a primeira derrota do paraense em toda sua carreira. Por isso, Lyoto acredita que vá passar por uma espécie de provação.
“Em toda luta o atleta tem que provar alguma coisa. É a minha cara que está na reta, então, vou ter que provar do que sou capaz”, afirma Machida. “Pode-se falar o que quiser até o cadeado se fechar. Depois disso, tudo pode acontecer. Ainda mais em um nível como esse de competição”, completa.
“Rampage” é conhecido por não ter papas na língua na hora de falar dos seus adversários e costuma dizer abertamente que não gosta do estilo de luta de Machida. Na cabeça do brasileiro isso pouco importa para quem já é um vencedor.
“Cada um pensa do jeito que quiser. Fui campeão com esse estilo e é assim que me sinto confortável. Além do mais, não quero que o “Rampage” seja meu fã”, declarou. Apesar da última luta, Lyoto tem um impressionante cartel de 16v, 1d, já Quinton Jackson, que vem de derrota para o também americano Rashad Evans no UFC 114, tem no currículo 30 vitórias e oito derrotas.
O UFC 123 será muito especial para o brasileiro Maiquel Falcão, que fará sua estreia no evento contra Gerald Harris. “É um grande sonho que se realiza”, afirma. O lutador de 29 anos treina há dois com a equipe Chute Boxe, em Curitiba, e não se intimida com a sequência do “Hurricane” (apelido do americano), que já realizou três lutas no UFC, vencendo todas por nocaute. “Isso realmente não me impressiona. Venho de uma sequência bem mais expressiva de nocautes”, explica o gaúcho de Pelotas, que acredita nos treinos que vem realizando: “Meus treinamentos tem sido muito direcionados para esse confronto”.
E para você, quem vence no UFC 123? Dê seu palpite abaixo, assista no Sportv e tire onda com a gente depois.
UFC 123
Quinton “Rampage” Jackson x Lyoto Machida
Matt Hughes x BJ Penn
Maiquel Falcao x Gerald Harris
Tim Boetsch x Phil Davis
Joe Lauzon x George Sotiropoulos
Preliminares (sem transmissão pela TV)
Mark Munoz x Aaron Simpson
Matt Brown x Brian Foster
Dennis Hallman x Karo Parisyan
Mike Lullo x Edson Barboza
Paul Kelly x T.J. O’Brien
Nik Lentz x Tyson Griffin