Apontado como um dos grandes nomes da nova geração de faixas-pretas, Rodolfo Vieira não pôde participar de algumas das principais competições em 2010. Uma lesão no joelho, durante a seletiva do World Pro, o afastou do torneio principal, em Abu Dhabi, além de outros eventos importantes da IBJJF, como o Campeonato Brasileiro, Pan e Mundial. Focado no ano que se aproxima, Rodolfo não para de treinar.
Confira as expectativas e opiniões do menino prodígio da GFTeam num bate-papo com o GRACIEMAG.com:
Quais os objetivos em 2011?
O primeiro passo é a seletiva para o World Pro. Depois vou para o Pan, já tenho até a passagem, e quero todos os títulos importantes da IBJJF. Quero muito o Pan, Mundial e o Brasileiro, títulos que ainda não tenho na faixa-preta. Lógico, se passar na seletiva, quero muito o World Pro também.
Como analisa a sua categoria no Jiu-Jitsu (pesado)?
Está bem complicada, com muitos caras sinistros. O Bernardo Faria está voando, mas tem muitos outros como o Alexandre de Souza, Léo Nogueira e até o Xande Ribeiro, apesar de ele só lutar o Mundial, entre outros. É uma galera grande, todos com chance no Mundial. Tenho que estar treinado para ser campeão entre os pesados. Tá brabo!
Com atletas que se equivalem tanto na parte física e técnica, o que faz a diferença para vencer?
Treinado, todos estão, é o mínimo. Acho importante estar bem de cabeça. Com isso, você vai treinar bem e vai lutar feliz. Às vezes, estamos treinados, mas na hora pode dar um branco e não rendemos nem a metade do que treinamos. Tem que estar feliz.
No próximo Mundial, já se sente maduro para vencer o absoluto, como fez no Rio Open?
Quero esse absoluto aí, mais que tudo! Estou treinando forte e, se mantiver o ritmo, se nenhuma lesão me atrapalhar, acho que chego em condições de brigar. O absoluto é um sonho difícil, mas não impossível. Vou correr atrás e, se Deus quiser, vou conseguir.
Independentemente de resultados, quais lutadores mais gosta de ver em ação atualmente?
O Roger (Gracie) sem dúvida é o 01! Sou muito fã dele. Gosto do (Rômulo) Barral, um cara que tem uma guarda excelente e passa bem, gosto muito de ver ele lutar. Gosto do (Rubens) Cobrinha e do (Denílson) Pimenta também, ele é talentoso demais. Outro que também gosto muito é o Bruno Malfacine.