Superar uma grave lesão e voltar ao rendimento em alta performance são eventuais desafios que os lutadores superam ao longo da carreira. Foi o que aconteceu com o faixa-preta Horlando Monteiro, que coleciona títulos de expressão na arte suave, como o absoluto do Europeu 2018 na faixa-preta e o ouro no Mundial 2016 na faixa-marrom.
Ele sofreu uma lesão no joelho direito na academia e foi operado no dia 9 de abril de 2022. Após nove meses dedicados à recuperação, Horlando retornou com vitória aos campeonatos.
O faixa-preta esteve em ação na luta co-principal do Fight to Win 216 e finalizou Jeremy Nitta no mata-leão, em duelo de grappling. Em bate-papo com o GRACIEMAG.com, Horlando Monteiro contou como aproveitou o período lesionado para investir em sua academia, a Foundation BJJ, sediada no Havaí, e compartilhou os preparativos para a estreia no MMA.
GRACIEMAG: O que a vitória no Fight to Win representa para a sua carreira depois da grave lesão que você sofreu?
HORLANDO MONTEIRO: Essa vitória teve o significado de superação, pois não foi nada fácil passar por uma cirurgia e por todo o processo de recuperação.
Você pretende voltar a competir de kimono em seguida ou vai focar no grappling?
Meu foco total agora será voltado ao MMA. Minha estreia na modalidade será realizada no dia 1º de abril, em Porto, Portugal, pelo evento Rise Fighting Championship. Meu objetivo é representar o Jiu-Jitsu nas artes marciais mistas. Não estou ansioso: eu diria animado.
O que passou na sua cabeça no momento que você venceu essa última luta?
Passou um filme na minha cabeça de todos os momentos de dificuldade que passei com a lesão e me dei conta que é possível conquistar seus objetivos se você estiver disposto a trabalhar duro, pagar o preço e ter fé.
O que te manteve motivado durante o período de recuperação da lesão?
Durante o período de recuperação, o divisor de águas realmente foi manter a minha mente ocupada. Tive a oportunidade de melhorar a minha academia em diversos aspectos, como a estrutura, o contato mais próximo com os professores e a maneira de gerenciar o espaço. Por esses motivos, a Foundation BJJ, no Havaí, se tornou uma referência no estado e em todo os Estados Unidos.
Confira no vídeo abaixo a finalização de Orlando Monteiro no Fight to Win 216.
Ver essa foto no Instagram