Entre os tesouros mais valiosos deixados pelos Gracie, junto ao arsenal técnico de defesa pessoal e à alimentação consciente, está a comunicação simples e eficiente.
A transmissão oral de ensinamentos por parte da família era sempre calcada em tiradas curiosas e brilhantes, capazes de surpreender o interlocutor como uma boa alavanca usada para raspar.
Como velhos druidas em volta da fogueira, os mestres da família logo compreenderam que um discurso sábio e direto seria o modo mais eficaz de empolgar os alunos. Quando disparado com bom humor então, o ouvinte não tinha como resistir – e tome de a mensagem ser passada adiante, por anos e décadas.
A sabedoria dos tatames tem como pilares uma linguagem despojada, uma escolha de palavras curiosas e as metáforas com animais e a natureza, entre outros aspectos. Tudo parte de um grande tesouro que vem sendo alimentado desde Carlos e Helio Gracie, em especial, bem como pelos irmãos.
Um exemplo clássico? Bastava apontar um oponente cheio de músculos, para um pupilo dos Gracie ouvir – desde os tempos de Carlos, Carlson, Rickson até hoje: “Meu amigo, se tamanho fosse documento, o Elefante era o Rei da Selva!”. Entre tantas outras.
Qualquer estudioso de comunicação sabe que o discurso é tão importante quanto o conteúdo. Nesse caso, a forma de falar dos Gracie influenciou os seus seguidores a usar (mesmo que inconscientemente) a mesma retórica, as mesmas gírias, o mesmo linguajar.
A lição, portanto, é que você estude e invista numa comunicação eficaz, que drible a conversa banal e encontre a sua própria voz, com talento e criatividade. Sem falar demais, claro, que a molecada quer rolar e aprender.
A seguir, confira algumas frases clássicas dos tatames, que você certamente já ouviu ou vai ouvir, se tem um kimono em casa.
12. “Se o chão para muitos é o fim… para nós é só o começo.”
“11. “O homem é feito o peixe: morre pela boca.”
(Helio Gracie, sobre o cuidado com a alimentação)
10. “Jiu-Jitsu: melhor saber e não precisar, do que precisar e não saber.”
9. “Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e finalizarei o mundo.” (Depois de Arquimedes)
8. “Davi só usou uma pedra contra Golias porque não conhecia o Jiu-Jitsu.”
7. “O Jiu-Jitsu é uma ratoeira. A ratoeira não corre atrás do rato. Mas, quando o rato tenta botar sua garra no queijo, a armadilha dispara…”
(Helio Gracie)
6. “O Jiu-Jitsu é a mais nobre das artes, pois dá a chance de seu oponente desistir sem sofrer um arranhão.”
5. “Medo todos têm. A diferença é que o covarde não controla seu medo, e o corajoso o supera.”
(Rickson Gracie)
4. “Faixa só serve para amarrar as calças.”
(Helio Gracie)
3. “Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho.”
2. “Lutar não é algo físico, é uma arte espiritual.”
(Rickson Gracie)
1. “Com o Jiu-Jitsu aprendi sobretudo a grande lição, que foi me conhecer profundamente.”
(Carlos Gracie)