O último final de semana teve Jiu-Jitsu do bom no Texas, precisamente no Jerabeck Activity and Athletic Center, onde rolou o Houston Open da IBJJF. Entre os destaques, Guilherme Mendes sagrou-se campeão do peso pena ao lado do irmão Rafael, em segundo.”Decidimos lutar em Houston no último dia das inscrições, estamos treinando em San Diego na academia do Andre Galvão para os próximos campeonatos e nada melhor do que competir para se testar e ver o que esta faltando nos ajustes antes dos grandes eventos do ano. O Houston Open foi ótimo, decidi lutar de pena desta vez, já comecei a dieta para lutar no pluma nos eventos maiores, mas ainda estou baixando o peso de forma certa e controlada. Fiz apenas uma luta contra o Pablo Silva e consegui a finalização. Graças a Deus fiz uma boa apresentação, agora é manter os treinos, corrigir os erros e chegar mais afiado no Pan”, contou Gui ao GRACIEMAG.com.
O faixa-preta sabe que são pequenos detalhes que fazem a diferença, seja na hora de atacar ou se defender, e deixa duas lições importantes para a evolução do seu Jiu-Jitsu e uma dica para passar a guarda de seu adversário:
Teste seu Jiu-Jitsu
“Como todo campeonato, sempre procuro analisar não somete a parte técnica, mas como eu estava me sentindo antes e durante a luta, e sempre aprendo e vejo algo para corrigir. Estamos sempre nos testando, procuramos competir o máximo pois queremos evoluir e a evolução acontece muito mais rápida quando competimos, pois é neste momento em que estamos sendo testados, é sob pressão que conseguimos ver as posições que realmente funcionam e onde estamos errando.”
Bata seu próprio recorde
“Superar os resultados do ano passado será um grande desafio, e sou movido a desafios. O objetivo sempre é a superação pessoal, provar para mim mesmo que posso ser melhor do que tenho sido, desta maneira posso evoluir sem ficar pensando especificamente nas competições. O André (Galvão) vem fazendo um ótimo trabalho em San Diego e os treinos estão ótimos! Agora ele está fazendo um camp de treinamento para o Pan e recebemos vários alunos de diversos lugares para se juntarem a nós. Estamos gostando muito.”
Postura antes da técnica
“Nos seminários sempre falamos muito sobre a “postura”, como você se posiciona para que mesmo sendo leve consiga ficar pesado, e mesmo sendo pesado consiga ficar rápido. A postura vem na frente das técnicas de passagem, pois se você tem uma boa postura, você consegue frustrar o adversário, manter a base firme e atacar sempre na hora certa, quando você não tem postura, mesmo que saiba mil variações de passagem de guarda, o adversário te raspa antes de você arriscar a primeira.”
“Gostaria de agradecer a galera que torce e manda mensagens positivas para nos no Facebook (www.mendesbrosfans.com) e Twitter (www.twitter.com/mendesbros). Ficamos muito felizes quando recebemos mensagens ou quando as pessoas chegam na competição e falam que admiram nosso trabalho.Isso vale mais do que qualquer coisa, pois nada vale ser campeão se você não conseguir transmitir nada de bom para as pessoas. Obrigado a todos, especialmente a nossa família pelo suporte e a Deus por nos proporcionar viver fazendo o que amamos.”