O presidente Dana White fala abertamente de um 2013 explosivo para o UFC, e se depender das lutas confirmadas o ano de fato promete. Perto do fim do ano, o GRACIEMAG.com lista dez combates que prometem abalar as estruturas.
1. Lyoto Machida vs Dan Henderson – UFC 156
Ex-campeão até 93kg, o karateca brasileiro retorna ao octógono na noite de 2 de fevereiro, em Las Vegas, e tem pela frente o duríssimo coroa Dan Henderson. Lyoto vem de um nocautaço em cima de Ryan Bader. Quem vencer este combate vai enfrentar o campeão da categoria, Jon Jones, ou Chael Sonnen, caso o azarão americano anule Jon Jones. Hendo vem de cinco vitórias consecutivas, porém não luta desde novembro de 2011, quando fez uma das grandes lutas de sua carreira, contra Mauricio Shogun.
2. José Aldo vs Frankie Edgar – UFC 156
O combate marcado para fevereiro iria acontecer na terceira edição do UFC Rio, mas José Aldo caiu de moto e acabou lesionando o pé. O campeão peso-pena nascido no Amazonas vai colocar o cinturão em disputa pela quarta vez, agora contra o ex-rei dos leves Frankie Edgar. Por serem ambos atletas extremamente explosivos, Aldo e Edgar devem fazer o octógono de Las Vegas vai ferver. O brasileiro não sabe o que é perder há 14 lutas. Edgar, por sua vez, desceu para os penas somente por ser mesmo pequeno, pois só perdeu para o campeão dos leves Ben Henderson (duas vezes). Guerra das boas!
3. Vitor Belfort vs Michael Bisping – UFC São Paulo
Depois de subir de categoria e enfrentar Jon Jones, Vitor Belfort volta a atuar nos médios para enfrentar Michael Bisping, no Ibirapuera, em São Paulo, dia 19 de janeiro. Quem vencer esta luta deve disputar com Chris Weidman a chance de lutar com Anderson Silva, já que o campeão disse que quer relaxar agora e só voltar a lutar no fim de 2013. Ou seja, o campeão vai ver de camarote quem se credencia ao posto de desafiante. Será que será Belfort de novo?
4. Jon Jones x Chael Sonnen – TUF 17 Finale
O fenômeno Jon Jones ainda não sabe o que é perder, afinal todos os adversários escalados para enfrentar o astro foram derrotados sem tanta dificuldade. Jones agora está tendo que suportar o que Anderson Silva aturou,, com Chael Sonnen e sua língua como oponentes. Ambos foram escalado para serem os treinadores do “TUF 17”, e na final do reality show, dia 27 de abril, vão se enfrentar valendo a disputa do cinturão. Será que Sonnen dura muito na mão de Jones? Será ele capaz de botar o campeão para baixo? A conferir!
5. Glover Teixeira vs Quinton Jackson – UFC on Fox 6
Chael Sonnen tem dito que até Ronda Rousey vence o Rampage, mas Glover sabe que não será tão fácil. A luta, remarcada para 26 de janeiro, em Chicago, promete. Glover, o principal sparring de Chuck Liddell na época em que o “Homem de Gelo” ainda lutava, tem apenas dois revés no seu cartel e um jogo tão completo quanto perigoso. O astro americano vem de duas derrotas consecutivas.
6. Rogério Minotoro vs Rashad Evans – UFC 156
Após um 2012 parado, Rogério Minotoro já tem data certa para voltar à jaula. O meio-pesado enfrenta o americano Rashad Evans no dia 2 de fevereiro, em 2013, em Vegas. Minotouro acredita que esse combate será seu maior desafio dentro do UFC. O brasileiro não luta desde a vitória por nocaute em cima do já aposentado Tito Ortiz. Rashad, que tem treinado com Vitor Belfort, está a todo vapor. Quem leva?
7. Rodrigo Minotauro vs Fabricio Werdum – TUF Brasil 2
Os dois astros do peso pesado já se enfrentaram antes, mas pelo Pride. A revanche vai acontecer na final do reality show, no dia 8 de junho, no Brasil – a cidade ainda não foi divulgada. Minotauro conseguiu reencontrar o caminho das finalizações no UFC Rio, enquanto o gaúcho está embalado com duas vitórias consecutivas, e sua parte em pé se mostra em constante evolução. Os fãs de Jiu-Jitsu não vão perder este combate!
8. Demetrious Johnson vs John Dodson – UFC on Fox 6
O duelo dos pesos-moscas será o combate principal da noite, em Chicago, no mês de janeiro. Demetrious, o “Super Mouse”, vai defender seu cinturão pela primeira vez, depois de bater Joseph Benavidez no UFC 152, em setembro. O duro John Dodson, que derrubou o brasileiro Jussier Formiga, vem com sede de vitória para conquistar o título.
9. Clay Guida vs Hatsu Hioki – UFC on Fox 6
O cabeludo Clay Guida vem de duas derrotas, mas quer vida nova em 2013, na nova categoria. Seu adversário Hioki, já apontado antes como segundo melhor peso-pena do planeta, vem de derrota e quer mostrar trabalho. A luta promete ser elétrica.
10. A estreia de Ronda Rousey
Ronda Rousey (6v, 0d) fará sua estreia em 2013, mas ainda não há data ou oponente confirmada. Algumas de suas principais colegas de Strikeforce também devem ser absorvidas pelo UFC, espera-se. Foi o caso, por exemplo, de sua rival no peso-galo Miesha Tate, conforme a própria revelou no seu Twitter. E também pode ser o caso da brasileira nocauteadora Cris Cyborg. Será que veremos esta guerra?
E para você, leitor? Que luta será a melhor do ano de 2013 no UFC? Esquecemos de alguma batalha?