Rafael Mendes se destacou nas duas seletivas para o Abu Dhabi World Pro. Em Gramado, fechou a categoria com o irmão Guilherme, que ficou com a passagem para o evento principal, no dia 17 de abril, em Abu Dhabi. Para garantir a viagem, o faixa-preta também lutou no Rio, onde finalizou os seis combates que fez.
“Estava confiante, porque o meu treinamento está muito forte em Rio Claro, estou focado e acreditei que seria campeão. Agora vou para Abu Dhabi defender o meu título para conquistar o bi-campeonato”, fala ao GRACIEMAG.com.
Na seletiva do Rio, Rafa mostrou um jogo muito variado. Finalizou de guarda aberta, fechada, por baixo, por cima…
“Acredito que a gente tem que sempre procurar inovar no Jiu-Jitsu, buscar sempre posições novas. E é isso o que faço. Procuro sempre treinar posições novas para não ficar na mesmice e evoluir. As coisas estão dando certo no meu Jiu-Jitsu e, quando estamos confiantes, ninguém nos bate. Foi isso o que eu fiz. Treinei para estar confiante e consegui desenvolver aqui tudo o que treino na academia.”
Defensor da polêmica guarda fifty–fifty, Rafael provou mais uma vez que seu jogo não se restringe apenas a esta posição.
“Não fico pensando nisso. As pessoas falavam muito disso, mas, como eu disse, o importante é tentar evoluir e buscar posições novas e diferentes. Foi isso o que eu fiz. Criei uma posição que ninguém conhecia e houve toda essa polêmica. Mas eu mostro que não é só isso o que faço. Muita gente dizia que eu só fazia isso, mas é apenas mais um ataque. Luto com variedade e não me prendo a apenas uma posição. Tento fazer de tudo para conseguir uma boa luta e finalizar. Graças a Deus, está dando certo” comenta.
Rafael Mendes também conversou com o nosso colaborador Diego Marcello. Confira no vídeo abaixo: