No fim de semana de dezembro que o mundo do Jiu-Jitsu parava para ver o confere entre Nicholas Meregali e Felipe “Preguiça” Pena, o Mundial Sem Kimono da IBJJF consagrou mais um astro sem pano, em Las Vegas, no último dia 9.
Trata-se de Roberto Francisco Jimenez, de 23 anos, americano de sangue equatoriano e filho de lutador de muay thai que se tornou pela primeira vez campeão mundial absoluto, após vitória categórica contra o vice-campeão Roosevelt Sousa. Jimenez é a nova aposta para chacoalhar o circuito sem pano na faixa-preta, e já ganha amplo status de favorito para o ADCC 2024, dias 17 e 18 de agosto em Vegas.
Jimenez, craque do Jiu-Jitsu nascido em Miami numa família de imigrantes equatorianos, é filho de um apaixonado praticante de boxe thai, Raul “Gacho” Jimenez. Gacho se apaixonou pelo Jiu-Jitsu nos EUA e matriculou o filho desde a divisão fraldinha. Após idas e vindas pelos Estados Unidos e treinos em diferentes dojos, Jimenez recebeu a faixa-preta do pai, que por sua vez se graduou com Romero “Jacaré” Cavalcanti.
O jovem Jimenez já acumula vitórias vistosas na carreira com e sem pano, contra feras como Keenan Cornelius, Fellipe Andrew, Dante Leon, os irmãos Ruotolo, Charles Negromonte e tantos outros campeões. No Mundial Sem Kimono, teve campanha perfeita no absoluto ao finalizar Francisco Lo, Vinicius Trator e Roosevelt, na grande final.
Confira a aula de defesa e contra-ataque de Jimenez, na final, ao escapar de um bote nas costas frenético de Roosevelt, na transmissão da FloGrappling:
Jimenez, contudo, foi parado na categoria peso pesado (até 91kg), ao perder a semifinal por 2 a 0 para o campeão Elder Cruz, craque nascido em Honduras e criado na Califórnia. Na final, Elder bateu Adam Wardzinski nas vantagens.
No feminino, destaque máximo para a estrela Ffion Davies, que venceu o absoluto e, na final do peso, marcou impressionantes 21 a 0 em Amanda Bruse.
Já na faixa-marrom, os grandes nomes do absoluto em Vegas foram Luke Griffith (Gracie Barra) e Nadia Frankland (Absolute MMA Australia).
Confira os resultados finais do Mundial de Jiu-Jitsu Sem Kimono 2023, na faixa-preta:
Masculino
Absoluto
Roberto Jimenez finalizou Roosevelt Sousa no estrangulamento pelas costas
Peso-galo
Everton Teixeira venceu Riki Yoshinaga por 6 a 4
Peso-pluma
Edwin “Junny” Ocasio venceu Zach Kaina por 2 vantagens a 1 após 0 a 0
Peso-pena
Diego “Pato” Oliveira venceu Gianni Grippo nos pontos (10-0)
Leve
Lucas Valente venceu Deandre Corbe por 3 a 1 nas vantagens após 2 a 2 e uma chave arrochadíssima de Corbe, que Lucas suportou
Médio
Tommy Langaker venceu Michael Perez após pegar as costas e marcar 4 a 0
Meio-pesado
Ronaldo Junior venceu David Garmo na decisão dos árbitros
Pesado
Elder “El Monstro” Cruz venceu Adam Wardzinski por 3 vantagens após 0 a 0 no placar
Superpesado
Javier Zaruski finalizou Vinicius “Trator” Gazola no triângulo
Pesadíssimo
Roosevelt Sousa finalizou Heikki Jussila no estrangulamento “cross-face”
Feminino
Absoluto
Ffion Davies finalizou Gabi McComb no mata-leão
Galo
Mayssa Bastos finalizou Mariana Rolszt na chave de calcanhar
Pluma
Tammi Musumeci goleou Jessa Khan por 20 a 6
Pena
Alex Enriquez venceu Adele Fornarino por 5 vantagens a 2, após 2 a 2 no placar
Leve
Ffion Davies venceu Amanda Bruse por 21 a 0
Médio
Gabi McComb venceu Thamara Ferreira de virada por 4 a 0
Meio-pesado
Elizabeth Mitrovic venceu Salla Simola por 6 a 2
Pesado
Andressa Cintra finalizou Rafaela Guedes no armlock
Superpesado
Kendall Reusing finalizou Mikaela Barros no armlock