O ano não começou fácil para o monstro Demian Maia, mas cá entre nós, quem gosta de moleza não se mete em Mundiais, ADCCs e UFCs.
Em seu primeiro treino em 2012 para o UFC on Fox 2, dia 7, faltou luz na academia em Moema, São Paulo. Depois, viu que seu adversário mudaria. E ainda teve de encarar, antes disso tudo, o judoca campeão mundial Tiago Camilo, também medalhista olímpico.
Após saber que vai encarar no próximo dia 28 o invicto Chris Weidman, aluno do ex-campeão Matt Serra e também um finalizador de mão cheia – que entrou no lugar de Michael Bisping, que pega agora Chael Sonne – , Demian falou com o GRACIEMAG.com.
“Treinei Jiu-Jitsu a vida inteira, então estou pronto para lutar com qualquer cara que queira lutar Jiu-Jitsu”, disse, já revelando que pelo curto espaço de tempo, pouca coisa deve mudar nos treinos, “Não dá tempo de mudar muito, falta pouco tempo – apenas um detalhe ou outro, porque o treinamento já foi feito”. Demian anotou oito finalizações na carreira no MMA, contra três do jovem Weidman.
Jiu-Jitsu, judô e a dureza ao raspar
Treino este que começou com uma lição interessante, pescada do rola inesperado e rápido com o campeão mundial de judô em 2007 e medalhista de prata nos Jogos de Sidney 2000.
“Na verdade foi muito rápido, a gente tinha levantado um peso na academia e resolveu dar um rola. O que foi bom, pois ele tem uma base excelente e eu estava com dificuldade para raspar”, conta Demiam. “Ainda mais porque já vinha de outro treino de força e estava cansado, Então fiquei sentindo ele, porque a força de um judoca, de um wrestling e de um lutador de Jiu-Jitsu são todas bem diferentes. A direção e o sentido da força dele, talvez pela diferença de ângulo de cada posição, foram bem diferentes, então foi bom para eu conhecer”.