Nas vésperas do Mundial 2011, nosso Nalty Junior esteve em Miami e bateu um papo com o preparador fisico das feras do futebol americano Eduardo Ferrino, que treinou Roberto “Cyborg” Abreu para a competição na Califórnia.
Nessa conversa com o GRACIEMAG.com, Ferrino revelou os segredos da preparação física de Cyborg no seu centro Legacy Fit Fight Sports Miami, onde treinam diversas feras – inclusive do UFC, NFL e NBA. Confira.
Ferrino, como está funcionando a preparação física do Cyborg para se dar bem no Jiu-Jitsu?
A preparação dele gira em torno de três aspectos principais. Primeiro, identificamos quais são seus objetivos, ou seja, as grandes competições de que o Cyborg vai participar no ano. A partir disso, realizamos alguns testes e avaliações físicas e desenvolvo um programa de treinamento cujo segredo é uma correta periodização. A periodização é dividida em quatro etapas: pré-base, base, pré-competitivo e competitivo. Cada etapa (ou período) possui demandas específicas no tocante ao foco, intensidade, volume, duração, utilização dos estímulos de força, agilidade, explosão, resistência e outros fatores.
Mas ele se contundiu há uns meses, durante um seminário. Como está isso?
Sim, tivemos essa surpresa, uma lesão no joelho enquanto ele ministrava um seminário semanas antes do Pan 2011, em março. Tivemos de reorganizar um pouco o treino, mas ele já está 100% e pronto para a batalha no Mundial. No peso e no absoluto!
Em termos de exercícios, o que ele tem feito?
A base central do treinamento do Cyborg é o levantamento de peso olímpico. Há no entanto exercícios funcionais secundários desenvolvidos especialmente para ele em função dos seus movimentos e características particulares. Suporte nutricional, yoga e massoterapia fazem parte do processo.
Fisicamente, o Cyborg tem se mostrado um atleta de outro nível?
Sim, posso garantir. Ele tem 225 libras (102kg) e se movimenta como um atleta da categoria leve! É extremamente flexível, e seus resultados em exercícios de força superam os resultados de atletas profissionais do futebol americano! E estou falando de jogadores de 330 libras (150kg)! O Cyborg possui todas as características de um superatleta: explosão, força, flexibilidade, resistência, e só para completar, muita raça!
Para encerrar, quem mais treina com vocês aí?
São vários atletas das mais diferentes modalidades. Do Jiu-Jitsu, Denis Mitchel, Ricardo Resende, Sofia Amarante, Jake Mackenzie, Moacir “Boca” Oliveira, entre outros. Do muay thai, o campeão mundial Gregory Choplain e Remy Bonnel. Do UFC, Cheick Kongo, Raphael Assunção, Rafaello Trator, Alessio Sakara já treinaram comigo. E, juntamente com Manning Sumner, desenvolvemos o trabalho de preparação física de oito jogadores da NFL e da NBA.