Armando Wriedt

Armando Wriedt

O doce mestre que não concedia faixas

Armando Wriedt (1924–2019) ensinou Jiu-Jitsu por 60 anos, e foi um dos instrutores da célebre academia Gracie na avenida Rio Branco, 151, 17º andar, no centro do Rio.

Em novembro de 1991, em cerimônia histórica na academia Kioto, foi um dos mestres condecorados com a faixa-vermelha por grande mestre Helio Gracie, ao lado de companheiros como João Alberto Barreto, Pedro Hemetério e Francisco Mansor.

Armando Wriedt conheceu o então lutador Helio Gracie no intervalo de uma partida de basquete em Teresópolis. O professor Helio, na arquibancada, o chamou e elogiou seu estilo incansável de correr a quadra toda. Armando jamais ouvira falar em Jiu-Jitsu, mas gostou da conversa. Saíram para andar a cavalo e tornaram-se amigos. Daí para vestir o kimono foi um pulo.

Instrutor de tom doce e sereno, professor Armando colecionou meia dúzia de lutas de vale-tudo, todas vencidas por finalização. Por ter perdido o polegar direito ao cortar madeiras na juventude, ganhou um apelido curioso na academia: “Dedinho”.

Certa vez, o aluno Elton Brasil, frequentador de seu dojo ao ar livre numa bucólica chácara em Brasília, perguntou sobre faixa. “Meu filho, você vem aqui atrás de faixa ou conhecimento?”.

Permaneceu ensinando e desvendando detalhes técnicos de defesa pessoal e novas técnicas até os 94 anos, quando ensinava de bengalinha, apontando os detalhes. Faleceu em Brasília, em 2019, deixando dezenas de alunos saudosos de seu jeito suave.

* Frases do mestre:

“O Jiu-Jitsu prega a reação suave contra o oponente, é uma arte que ensina que não se deve fazer mal ao semelhante.”

“O bom praticante de Jiu-Jitsu deve estar sempre pronto para contra-atacar o mal – ou seja, castigar aquele sentimento ruim que exacerbou naquele instante, mas jamais castigar o indivíduo em si. Qualquer pessoa pode ter um curto-circuito e perder a razão, cabe a nós manter a calma.”

“A graduação é importante para o ego do praticante. Mas não é tão importante quanto o conhecimento do Jiu-Jitsu.”

“Jiu-Jitsu é disciplina. Deve-se renunciar a algumas coisas, em especial vícios como fumar, beber e outros excessos em geral.”

“O Jiu-Jitsu ensina a exercitar a paciência, a contemplação, a tranquilidade, a paz de espírito em si.”

REDES SOCIAIS