Marcelo Garcia, nascido em 17 de janeiro de 1983 na pequena cidade de Formiga, em Minas Gerais, é um faixa-preta de 1,74m de altura que virou lenda após vencer diversos pesos pesados – como Ricco Rodriguez, Gabriel Napão, Mike van Arsdale, Renato Babalu, Xande Ribeiro e Alexandre Cacareco.
Oitavo faixa-preta de Fabio Gurgel, Marcelinho surgiu no cenário do Jiu-Jitsu como um meteoro que bagunçou o Ibirapuera, em 2003. Naquele ano, após meia dúzia de sessões de treino sem kimono na Alliance São Paulo, tentou a vaga no ADCC mas perdeu a seletiva, no Rio.
Convidado na véspera do evento principal, por conta da ausência em cima da hora de Denis Hallman, o tímido faixa-marrom caiu de paraquedas na divisão até 77kg, no dia 17 de maio de 2003, no ADCC Brasil, no Ibirapuera. Marcelinho despachou o campeão do Pancrase Kiuma Kunioku, catou as costas de Renzo Gracie, pôs Vitor Shaolin para dormir e conquistou o mundo. Com o prêmio em dólares, a “mochila” Garcia deu ao pai um Ford novo para substituir o velho Volks, ano 1984.
Após algumas temporadas nos Estados Unidos afiando o jogo de MMA, Marcelo regressou ao Jiu-Jitsu esportivo para fechar a carreira como pentacampeão mundial pela IBJJF e tetracampeão do ADCC.
Fã de Bruce Lee na infância, deu seus primeiros rolas de kimono sob supervisão do professor Iran Brasileiro. Em seu primeiro campeonato, perdeu na primeira luta. Mas jamais desistiu.
Ensina na Marcelo Garcia New York Academy, inaugurada em 2009.