Na reta final dos treinos para o GP dos Pesados da Copa Pódio, que ocorre no dia 13 de janeiro, no Rio, o catarinense Alexandre Souza adotou a tática de estudar os adversários.
Natural de Florianópolis, Alexandre Souza vai representar no clube Hebraica, no bairro de Laranjeiras, a bandeira da Gracie Floripa. Ele caiu no grupo verde, ao lado de Bruno Bastos, Antonio Braga Neto, Lucio Lagarto e o faixa-marrom João Gabriel.
GRACIEMAG: O que muda no seu jogo numa luta de seis minutos?
ALEXANDRE SOUZA: Na minha opinião, num combate assim, primeiramente é importante começar ganhando e evitar posições amarradas, como a meia-guarda, 50/50 e a guarda fechada. Estou bem focado nos meus treinos e estudando bem o jogo dos meus adversários para entrar no GP impondo o meu Jiu-Jitsu.
Como você avalia seu grupo?
Está muito forte, a maioria deles tem grande experiência em competições e um grande repertório de técnicas, além de um grande currículo em títulos. Não será nada fácil, vou encontrar jogos variados, mas acho que no fundo é muito mais importante ter boa cabeça e estratégia mental do que uma tática “física”. E, para falar a verdade, estou afiando bastante minhas quedas, pois contra alguns oponentes eu pretendo lutar por cima.
Logo na sua primeira luta você enfrenta o Lucio Lagarto, da Gracie Barra, pelo que ficou definido no sorteio da Copa Pódio. Como você imagina o combate?
Sei que ele tem uma excelente guarda, e é bem eficaz em seus ataques. Então pretendo não cair no jogo dele.