Porém, uma figura conhecida dos amantes de Jiu-Jitsu aparecia como novidade no plantel de professores do Aranha. Este alguém era ninguém menos de Ricardo De La Riva, o famoso criador da “guarda-pudim”, que hoje leva seu nome e está presente em todos os campeonatos da arte suave.
Durante a coletiva, a reportagem de GRACIEMAG ficou encucada com a presença do professor na equipe de Anderson, e este respondeu com admiração ao professor e com cautela sobre o chão do encrenqueiro irmão Diaz, que é afiado por César Gracie.
“O Ricardo De La Riva é o melhor lutador de Jiu-Jitsu quando o assunto é guarda, além de ser o mestre dos meus mestres. (Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro). Por vezes eu caio por baixo no solo e para ajustar minhas armas por ali pedi a ajuda do mestre De La Riva para afiar meus Jiu-Jitsu na guarda”, disse o Aranha.
Depois da coletiva, GRACIEMAG puxou o professor De La Riva para um papo, e este revelou como foi a chegada na equipe de Anderson:
“Começamos a treinar no dia 14 de setembro. O Anderson já chegou com todo material do Nick Diaz e daqui pra frente vamos mapear o estilo dele para os treinos. O Anderson está muito bem no solo, fui com todas as armas no treino e ele inclusive pegou um triângulo bem justo com a perna lesionada. Não vamos mudar nada no treino dele, só ajustar algumas coisas, como raspagens e o uso da guarda de gancho”, disse o professor.
Anderson Silva está treinando diariamente com De La Riva, pela manhã, antes dos demais treinos para o luta com Nick Diaz. Até dezembro, segundo o professor, serão aprimoradas algumas técnicas para que o camp seja reforçado apenas perto da luta. Mesmo com a chegada de De La Riva, Ramon Lemos segue como treinador de Anderson. O faixa-preta da Atos chegou hoje ao Rio de Janeiro para auxiliar no camp de solo.
E para você, amigo leitor, o que deve mudar no jogo de Anderson para suas lutas no UFC? É sonhar de mais imaginar o Aranha aplicando um berimbolo em pleno cage do Ultimate? Comente conosco!