Iniciado às 22h de Brasília, o primeiro dia do ADCC China, o mais clássico dos eventos sem kimono, foi recheado de atrações para todos os cardápios. Mas a cereja do bolo, como de costume, foi a superluta entre Bráulio Estima, supercampeão do ano passado, e André Galvão, último campeão absoluto. E os velhos rivais não decepcionaram.
Se Bráulio esbanjava no seu jogo agressivo de guarda fechada e aberta, buscando chaves e raspagens, André queria dar o troco na derrota sofrida em 2009, e, no último Mundial, de pano, na semifinal da categoria meio-pesado.
O professor da Atos defendia bem os leglocks e chaves de pé de Estima, até que passou a segunda marcha e começou a botar pressão para passar. O professor da GB foi obrigado a dar as costas para não tomar pontos, e dali Galvão pôs os ganchos e arrochou o mata-leão decisivo.
Nas cinco divisões de peso, como o leitor acompanhou no Twitter de GRACIEMAG ao longo da noite e da madrugada, algumas zebras galoparam e outros astros confirmaram seu favoritismo.
O primeiro campeão a cair foi um levinho. Augusto “Tanquinho” Mendes, atual campeão mundial peso-pena, foi parado na divisão até 66kg pela pedreira americana Justin Rader. Justin vai encarar na semifinal Rubens Cobrinha, que venceu Marcio André por 3 a 0 nas quartas de final. Do outro lado da chave, Rafael Mendes e João Miyao, que já foram capa de GRACIEMAG juntos, se enfrentam pela vaga na final, amanhã.
No peso mais pesado, outra grande zebra: o ex-UFC Vinny Magalhães, o Pezão, foi eliminado na categoria acima de 99kg por Jared Dopp, faixa-roxa americano formado por Rafael Lovato. Marcus Buchecha segue embalado na divisão, e encara Roberto “Cyborg” Abreu na semifinal. Na outra chave, João Gabriel encara a surpresa Jared.
No peso até 88kg, Rominho Barral levantou o público ao finalizar com estilo, no joelho, o astro sul-coreano do UFC Dong Hyun Kim. O professor da Gracie Barra vai encarar Keenan Cornelius. Do outro lado, Pablo Popovitch e Rafael Lovato lutam pela vaga na final.
Outra estrela do UFC no evento, Ben Henderson eliminou Leozada Nogueira na primeira luta, mas acabou eliminado por Otávio Sousa, outro campeão mundial de pano que brilhou. No mesmo peso, JT venceu Lucas Lepri e vai enfrentar o perigoso Kron Gracie.
Confira os resultados de sábado no ADCC Pequim, e as semifinais que prosseguem no domingo:
Acima de 99kg:
Marcus Buchecha x Roberto Cyborg
Jared Dopp x João Gabriel Rocha
Até 99kg:
Dean Lister x Cristiano “Titi” Lazzarini
João Assis x Léo Nogueira
Até 88kg:
Rômulo Barral x Keenan Cornelius
Rafael Lovato x Pablo Popovitch
Até 77kg:
Léo Vieira x Otávio Sousa
JT Torres x Kron Gracie
Até 66kg:
Rafael Mendes x João Miyao
Rubens Cobrinha x Justin Rader
Feminino acima de 60kg:
Gabi Garcia x Tammy Griego
Fernanda Mazelli x Maria Malyjasiak
Feminino até 60kg:
Luanna Alzuguir x Michele Tavares
Michelle Nicolini x Seiko Yamamoto