Entre as atrações do Metamoris Pro, no dia 14 em San Diego, está a presença do professor Jean Jaques Machado contra Nelson Monteiro, numa luta de 20 minutos dois antigos ídolos do Jiu-Jitsu em Abu Dhabi.
No embalo da luta sem pontos ou vantagens, o faixa-preta Eddie Bravo, pupilo dos Machados, decidiu lembrar como Jean Jacques supera a falta dos dedos da mão esquerda, numa prova viva e emocionante da eficiência e da capacidade de se adaptar próprias do Jiu-Jitsu.
“Para quem não sabe, meu mestre Jean Jaques Machado não tem dedos na mão esquerda. É por isso que seu overhook (movimento de laçar o braço adversário com seu braço por cima) é o melhor de todo Jiu-Jitsu. Ninguém chega nem perto dele nesse quesito. Se ele tivesse dedos, ele faria pegadas no pano igual a todo mundo. Por não poder pegar nas mangas, desenvolveu este estilo particular, um overhook de luta olímpica”, diz Bravo, no vídeo a seguir.
“É por isso que em Abu Dhabi, nos ADCCs, quando todo mundo estava tentando descobrir como lutar sem kimono, vimos algumas batalhas contra wrestlers onde nada acontecia, verdadeiros soníferos muitas vezes. Foi quando Jean Jaques entrou em cena e arrasou com todos”, discursa Bravo.
Observe a pegada de mão esquerda eficiente de Bravo, inspirada em Jean Jacques, e veja como ele a usa para trazer o oponente para si, tirar sua base e raspar de gancho no Jiu-Jitsu sem kimono.