Aryzinho comenta os treinos para vencer Malfacine

Share it

Ary foi campeão mundial dos penas na marrom em 2010. Foto: Luca Atalla.

Aos 20 anos, nove de Jiu-Jitsu, o amazonense Ary Farias (Atos) chegou lá. Na sua estreia na faixa-preta, finalizou duas lutas no peso-pluma do Europeu 2011, e na final passou por Bruno Malfacine num lutão, por 6 a 4.

Na correria entre um seminário e outro, Ary falou com o GRACIEMAG.com

Como fez para vencer o Malfacine?

Só vence quem tem méritos, e foi uma guerra. Se você quer ser bem-sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu limite e dar o melhor de si mesmo. Acho que foi isso que aconteceu comigo e a vitória chegou, mas ele é um fenômeno e continua sendo o número um da categoria, um grande guerreiro. Minhas saudações para ele!

Quantas horas por dia você está treinando?

Treino Jiu-Jitsu de manhã com o time de competição da Atos, e à tarde fazemos preparação física focada no método de ensinamento  do Thiago Mendes, nosso preparador. À noite, mais treinos no caldeirão!  Estou sempre treinando, mas confesso que agora estou treinando como nunca trenei! E o mais importate é que eu estou feliz com a quantidade de treinamentos e com o suporte que recebo do meu time.

Você treina há quase dez anos. Precisou abandonar a escola?

Não, apesar de eu não ser um bom aluno eu nunca precisei abandonar a escola. E todo dia o meu pai cobra de mim e do meu irmão que a gente faça uma faculdade! Por enquanto estou focadao só no Jiu-Jitsu, mas minha vontade maior é de fazer uma faculdade fora do país. Mas sei que não vai ser fácil conciliar os treinos com os estudos, mas no futuro vou tentar.

Você é um verdadeiro rato de campeonato desde a faixa-amarela. Qual a melhor luta a que assistiu?

Ronaldo Jacaré contra Roger Gracie, no Mundial 2004, naquel Tijuca Tênis Clube fervendo! Uma luta histórica!

Ler matéria completa Read more