Para uma das principais musas do Jiu-Jitsu, o ano de 2015 será difícil de esquecer. Depois de brilhar em Abu Dhabi ao superar a estrela Gabi Garcia (Alliance) no absoluto, Mackenzie Dern ganhou, em maio, seu primeiro título no Mundial da IBJJF, como faixa-preta.
Com a glória conquistada na Califórnia, a filha de Wellington “Megaton” Dias tornou-se campeã mundial em todas as faixas por que passou, um feito raro, seja no feminino ou masculino.
O ouro no peso-pena em 2015 teve outros sabores especiais: Mackenzie venceu exatamente no 20º Mundial disputado por seu pai, e ainda por cima com uma finalização na respeitada Michelle Nicolini (Checkmat).
“Tem aquele velho ditado do Jiu-Jitsu que reforça: ‘Para você ser de fato a melhor, precisa vencer as melhores'”, lembra Mackenzie. “Acho que, por isso, o que mais me marcou nessa conquista foi ter vencido meu primeiro título mundial na faixa-preta em cima da atual campeã. Não é fácil ganhar e ainda finalizar uma atleta como a Michelle na final. Todo mundo sabe que na faixa-preta o nível é muito alto, especialmente uma final de mundial”.
A esposa de Augusto Tanquinho analisou ainda a finalização, numa ágil pegada de costas que surpreendeu Nicolini:
“No momento em que cheguei até as costas dela, a primeira coisa que passou na minha cabeça foi que eu não podia perder a posição. Depois que senti as minhas pegadas boas, parei de pensar tanto em colocar os ganchos e passei a confiar no meu estrangulamento. Estava conseguindo fazer bem essa posição nos treinos. Graças a Deus deu certo”.
No absoluto do torneio, Mackenzie também brilhou, e ficou com o bronze. Após golear a amiga Luiza Monteiro (Cícero Costha), campeã dos leves, e finalizar Ana Laura Cordeiro (GB), campeã mundial meio-pesado, Dern foi superada por Dominyka Obelenyte (Alliance), atual campeã absoluto, na semifinal, por apenas uma vantagem. Promessa de briga boa ano que vem.
Reveja a atuação de Mackenzie, e comente: o que você gosta mais no estilo dela?
http://www.youtube.com/watch?v=NMqnXDX18Kk