No Asian Open de Jiu-Jitsu, realizado em Nagoya, Japão, nos dias 8 e 9 de novembro, uma das novidades foi a criação de uma luta de exibição para o público, fato inédito na IBJJF segundo recordam seus organizadores.
A honra coube ao notório faixa-preta Yuki Nakai, ex-lutador de vale-tudo e presidente da Federação Japonesa, e ao valente faixa-cinza Kenzo Karakawa, de 9 anos, garoto que vem protagonizando uma bonita campanha para mostrar ao mundo como o Jiu-Jitsu pode ser um aliado e tanto na luta contra os sintomas do autismo, bem como de outros transtornos.
A luta especial foi no sábado, dia 8. As ações nas áreas de luta do ginásio Aichi-ken Budokan cessaram, os autofalantes anunciaram a novidade e um microfone foi dado a Will Karakawa, pai de Kenzo, para ele falar sobre a ocasião.
“Eu me apresentei como representante da campanha Autismo + Jiu-Jitsu = Potencial, e falei que aquele era um passo muito importante dado pela Federação Japonesa e pela IBJJF. É um passo em direção ao futuro, a um Jiu-Jitsu mais inclusivo e ligado às necessidades da sociedade atual. Foi muito bonito e emocionante para mim”, comenta Will.
Ao fim da luta, de três minutos, o esperto Kenzo recebeu uma graduação especial: mais um grau em sua faixa cinza. Veja como foi o “duelo” cheio de finalizações, a seguir.