A luta principal do UFC 284, a ser disputado neste sábado, 11 de fevereiro, em Perth, Austrália, marca o embate entre os campeões dos pesos leve (até 70,3kg) e pena (até 65,7kg). O australiano Alex Volkanovski (25v-1d) desafiará o russo Islam Makhachev (23v-1d) nos leves e pode se tornar apenas o quinto duplo campeão simultâneo na história do Ultimate.
Alex Volkanovski emplacou 12 vitórias seguidas desde que foi contratado pela organização e devastou a divisão dos penas, com direito a três triunfos sobre o ex-campeão Max Holloway. Diante do cenário de terra arrasada na categoria, Volkanovski migrou para a divisão acima em busca do duplo campeonato. No entanto, o australiano terá a árdua missão de superar o pupilo de Khabib Nurmagomedov, que finalizou o faixa-preta Charles “Do Bronx” Oliveira para conquistar o cinturão.
Islam é especialista no sambô e tem o wrestling como especialidade. O russo contabiliza 11 vitórias por finalização na carreira e usa seu estilo implacável para extenuar os adversários e forçá-los a desistir. Em razão do potencial perigo de Makhachev, Volkanoski fez camp na equipe BangTao, em Phuket, na Tailândia, para evoluir na trocação, e contratou o faixa-preta Craig Jones para afiar o Jiu-Jitsu contra o adversário.
Craig é um lutador gabaritado no grappling e foi vice-campeão da categoria até 99kg no ADCC 2022. O australiano já derrotou astros do Jiu-Jitsu em competições sem kimono, caso de Leandro Lo, Gilbert Durinho, Rousimar Toquinho, Tye Ruotolo, Vagner Rocha e Nicholas Meregali. Jones é especialista nas variações de chaves de pé e em transição para as costas.
Alex Volkanovski é um striker de elite conhecido pelo expressivo volume de golpes e fôlego invejável. Ele disputou cinco lutas de título no UFC e passou do quarto round em quatro oportunidades, ao contrário do russo, que sentiu o gosto em uma única ocasião. Alex é fisicamente prendado e está invicto nos pesos leve e pena. Ele foi derrotado apenas quando competia nos meio-médios.
Volkanovski é superior em relação ao rival na trocação, mas leva clara desvantagem no grappling. Makhachev reforçou seu alto nível no setor nas últimas apresentações, mas também provou que tem as mãos pesadas ao derrubar Charles com um cruzado de direita. Seguir os ensinamentos de Craig Jones para evitar a luta agarrada e se defender dos ataques é imprescindível para o australiano bater o russo. Islam é calculista e minimiza os espaços para finalizar. Qualquer brecha é suficiente para ele encerrar o combate.
Devido a esses aspectos, o conhecimento adquirido nos treinos ao lado de Craig Jones pode ser fundamental para Volkanovski sagrar-se duplo campeão simultâneo no UFC.
Confira, no vídeo a seguir, momentos do treino de Jiu-Jitsu entre Alex Volkanovski e Craig Jones, com direito a uma alfinetada de Craig em Islam.
Ver essa foto no Instagram
Confira o card completo:
UFC 284
Perth, Austrália
11 de fevereiro de 2023
CARD PRINCIPAL
Peso leve: Islam Makhachev x Alexander Volkanovski
Peso-pena: Yair Rodriguez x Josh Emmett
Peso meio-médio: Jack Della Maddalena x Randy Brown
Peso pesado: Justin Tafa x Parker Porter
Peso meio-pesado: Jimmy Crute x Alonzo Menifield
CARD PRELIMINAR
Peso meio-pesado: Tyson Pedro x Modestas Bukauskas
Peso-pena: Joshua Culibao x Melsik Baghdasaryan
Peso-mosca: Kleydson Rodrigues x Shannon Ross
Peso leve: Jamie Mullarkey x Francisco Prado
Peso-pena: Jack Jenkins x Don Shainis
Peso-palha: Loma Lookboonmee x Elise Reed
Peso-pena: Blake Bilder x Shane Young
Peso-leve: Zubaira Tukhugov x Elves Brenner