Campeão das Seletiva de Manaus para o World Professional Championship, Bernardo Faria avisa: “Minha temporada não acabou, ainda vou lutar o Sul-Americano, em Floripa”.
Bernardo está aliviado, já garantiu a passagem e estadia no evento principal da WPJJC, em Abu Dhabi. Logo após a vitória, o faixa-preta comentou:
“Estou muito satisfeito. Vim com a cabeça para ser campeão, para ficar logo aliviado, com a passagem na mão. Fiz três lutas. Na final, contra o Igor (Silva), minha estratégia era não deixar que ele fechasse a guarda de jeito nenhum! Tomei uma queda, mas por ele não ter fechado a guarda, valeu a pena”.
No mundo da luta, Manaus é conhecida pela excelência no Jiu-Jitsu. Para dificultar ainda mais a missão dos forasteiros, segundo Bernardo, a cidade possui algumas peculiaridades que dificultam quem não está acostumado.
“Tem um lado bom e um ruim. O bom é que não precisa nem se aquecer entre as lutas, você se mantém aquecido! O ruim é que, por causa do calor, cansa muito mais e não dá para se soltar tanto na luta, tem que se segurar um pouco. Aqui a temperatura é, realmente, acima do normal. Mas foi muito bacana.”
O representante da Alliance ainda luta neste ano, mas o fim da temporada está próximo. Bernardo comenta o plano para 2012.
“Já conquistei vários sonhos, mas quero ser campeão mundial absoluto, que, afinal, é o desejo de todos os atletas. Já cheguei na final, já ganhei absoluto no Pan e no Brasileiro, então quero o do Mundial. Quando a gente atira mirando a lua, se errarmos, na pior das hipóteses ficamos entre as estrelas. Vou continuar atirando! Tenho a preocupação de treinar para caramba e o objetivo de me tornar um exemplo para as próximas gerações.