De volta às competições de Jiu-Jitsu após contundir o joelho, Abmar Barbosa ontem beliscou duas medalhas de bronze no Boston Open da IBJJF, no meio-pesado e absoluto.
Hoje, ele celebra o retorno com umas dicas valiosas para o praticante e leitor do GRACIEMAG.com. Trata-se de uma das posições preferidas de Abmar para bloquear o famigerado berimbolo, manobra em que o guardeiro escorrega para as costas do oponente.
O faixa-preta da Drysdale Jiu-Jitsu começa a se preocupar com a posição logo de cara, quando o rival domina um de seus braços e uma de suas pernas, deixando-o sem muita base no lado direito. O primeiro passo então é plantar o pé e uma das mãos no dojô. É aí que ele obtém o equilíbrio para passar a guarda (veja em 1min10s).
A 1min22s, Abmar gira o quadril para escapar do gancho forte que o prende, e assim livrar a perna.
Com o cotovelo enfiado entre as pernas do aluno mas bem coladinho ao corpo (1min33s), para não tomar um triângulo de bobeira, Abmar dá continuidade ao movimento. Ele senta, agarra o ombro do sparing, livra o braço e passa a guarda (1min45s).
“É um movimento que tem funcionado para mim, não sei se vai dar certo com todos vocês, mas espero que ajude”, recomenda a fera.
E você, pescou algo de útil na novidade?