A trajetória do tetracampeão Marcelo Garcia pode ser traduzida em uma palavra: consistência. O peso médio da Alliance perdeu pela última vez na categoria em 2003, quando foi finalizado em um belo triângulo por Fernando Tererê, outra lenda do esporte. De lá para cá, todas as vezes em que se inscreveu na maior competição da arte suave, o mineiro de Formiga terminou campeão: em 2004, 2006, 2009 e 2010.
Em 2011, Marcelinho, com 29 anos, vai em busca do pentacampeonato. Para isso, terá que fazer frente a grandes talentos da nova geração do Jiu-Jitsu, feras como Claudio Calasans Jr (foto ao lado), Kayron Gracie, Guto Campos, entre outros.
Em mais uma entrevista exclusiva do Blog GRACIEMAG no Mundial, Marcelinho fala do seu treinamento, dá a sua visão sobre o confronto entre experiência e juventude, revela que não muda seu jogo por causa dos adversários e, se não assume o posto de melhor peso médio de todos os tempos, admite que está na briga por causa da sua consistência, lembrando os bons resultados inclusive no absoluto.