O Brasileiro de Jiu-Jitsu teve seu ponto mais alto neste sábado, 2 de maio, com as disputas do absoluto faixa-preta adulto, no masculino e feminino. Com Renato Cardoso, Erberth Santos, Dimitrius Souza, Rodrigo Cavaca e Victor Silvério nos tatames, a plateia em Barueri fez uma grande festa com coros e cantos de motivação.
Erberth Santos, da Guigo Jiu-Jitsu, foi o primeiro finalista do aberto masculino. O faixa-preta venceu Lucas Valle (Infight), Cássio Francis (GB) e Anderson Lima (Cícero Costha) antes da semifinal. Contra Victor Silvério, luta que valia vaga na final, Erberth guerreou até o fim para conquistar a vitória e vencer por apenas uma vantagem.
Do outro lado da chave, Renato Cardoso não quis saber de vencer nos pontos, e finalizou todas as suas quatro lutas. Primeiro, pegou o pé de Stefano Correa (ODA) e venceu Pedro Pimenta (Ryan Gracie). Depois, asfixiou Felipinho Cesar (Barbosa) no triângulo para garantir uma vaga na semifinal.
Contra Pedrinho Moura (Ribeiro Jiu-Jitsu), Renato quase teve a guarda passada no início da luta, mas soube se defender bem. Com o controle da luta novamente, o atleta da Alliance envolveu o braço de Pedrinho e finalizou no armlock. A vitória rendeu a segunda vaga na final do aberto do Brasileiro.
“Hoje foram quatro lutas e graças a Deus finalizei todas. Amanhã vai dar tudo certo”, disse Renato, após a luta.
O aberto feminino ficou definido com Monique Elias (Alliance) e Luiza Monteiro (Cícero Costha). Antes de segurar uma vaga na final, Luiza venceu Luzia Fernandes (GB) e finalizou Andresa Correa (Alliance) no armlock.
Do outro lado, Monique apagou Barbara Gomes no triângulo, venceu Fernanda Mazzelli (Striker) e, por fim, pegou o joelho de Talita Treta (Ryan Gracie) na semifinal.
Na sexta-feira, feriado do dia do trabalhador, Nicholas Meregali e Tayane Porfírio brilharam novamente, e foram os donos do absoluto na faixa-roxa.
Vejas algumas das melhores cenas do Brasileiro de Jiu-Jitsu, aqui.
A cobertura do Brasileiro 2015 é um oferecimento de Storm Strong.