O brasileiro Junior Cigano entrou no cage do UFC 166, na noite desse sábado, dia 19, no intuito de retomar o cinturão peso pesado do Ultimate. O dono da cinta, Cain Velasquez, perdeu e recuperou a cinta de Cigano nos dois combates anteriores, e os grandalhões realizaram a “prova dos nove” no octagon montado em Houston, no Texas.
Superior do início ao fim, Cain confirmou o favoritismo e defendeu seu cinturão, anulando o jogo do brasileiro e vencendo por nocaute técnico. Já na penúltima luta da noite, Daniel Cormier e Roy Nelson travaram grande batalha, mas Cormier levou a melhor. Confira os destaques:
Velasquez supera Cigano em trilogia pela cinta dos pesados
Luta com sabor de tira teima, sem contar a singela cinta dos pesos pesados do Ultimate também em jogo. Cain e Cigano entravam juntos no cage pela terceira vez para responder definitivamente quem era o melhor peso pesado da organização até o momento.
Não precisou de muito tempo para Cain indicar o jogo dele. Pressionando na grade, fintando para quedar e aplicando duros golpes nas lacunas, o americano ditou o ritmo da luta nos cinco assaltos do combate. Cigano, em resposta, soltava fortes cruzados de direita. Alguns encontravam Cain, mas nunca com a precisão cirúrgica que seria necessária para derrubar, mais uma vez, o atual campeão.
Mostrando ter um fôlego invejável para os atletas da categoria, Cain não deixou de avançar um minuto sobre Cigano, e este se viu encurralado nas grandes por tantas vezes que não é possível contar. Resumindo, o combate se encaminhava para um claro 50-45, quando Junior Cigano arriscou uma finalização no pescoço, ainda de pé. Cain se virou, caiu no chão, e Cigano bateu com a cabeça no solo. Atordoado pelo castigo que já havia recebido dos punhos de Velasquez, levantou meio perdido, e o americano só completou o serviço, golpeando por cima. Nocaute técnico com pouco mais de três minutos do último assalto.
Cormier aceita trocação e vence Roy Nelson
No coevento principal, Daniel Cormier e Roy Nelson se enfrentaram em combate válido também na categoria de pesados do UFC.
Começando a luta, Cormier fez o esperado ao respeitar a mão de pedra de Nelson e partir direto para a luta agarrada. O barrigudo, faixa-preta de Jiu-Jitsu, não foi presa fácil para o wrestler, dando trabalho para cair e inclusive tentando uma kimura ainda em pé.
Mas daí vem o pulo do gato: Quem achou que Cormier evitaria trocar em pé, estava enganado. Depois de trabalhar as quedas, Cormier usou a cabeça, fazendo com que Roy esperasse defender as investidas nas pernas, para combinar socos rápidos e precisos. No assalto, Daniel levou vantagem agarrando e batendo.
Na segunda etapa, Daniel voltou para lutar em pé, desafiando o letal overhand de Nelson. Esquivando e por vezes correndo da patada do roliço, Cormier achou sem problemas a distância, e trabalhou bem na trocação para levar o segundo assalto também.
No terceiro e último round, mais do mesmo. Quedas, golpes rápidos e algumas respostas de Roy. Cormier passeou em mais uma etapa. Roy Nelson tentou ainda desequilibrar Cormier, dando a cara para bater, mas o experiente lutador manteve a calma, administrou e manteve sua invencibilidade no UFC, sem nunca ter perdido sequer um assalto. Decisão unânime para Daniel Cormier.
Outros destaques ficaram para o nocaute arrasador do bigodudo Gabriel Napão sobre Shawn Jordan e para o épico embate protagonizado por Gilbert Melendez e Diego Sanchez, no qual Diego surtou e partiu para dentro mas Melendez levou a melhor. Confira abaixo os resultados e os vencedores dos bônus do UFC 166:
UFC 166: Velasquez x Cigano 3
Toyota Center, Houston, Texas
19 de outubro de 2013
Cain Velasquez venceu Junior Cigano por nocaute técnico aos 3min09s do R5
Daniel Cormier venceu Roy Nelson na decisão unânime dos jurados
Gilbert Melendez venceu Diego Sanchez na decisão unânime dos jurados (Luta da noite)
Gabriel Napão venceu Shawn Jordan por nocaute técnico a 1min33s do R1
John Dodson nocauteou Darrell Montague aos 4min13s do R1 (Nocaute da noite)
Card preliminar
Tim Boetsch venceu CB Dollaway na decisão dividida dos jurados
Hector Lombard nocauteou Nate Marquardt a 1min48s do R1
Jessica Eye venceu Sarah Kaufman na decisão dividida dos jurados
KJ Noons venceu Georges Sotiropoulos na decisão unânime dos jurados
Card Preliminar (Facebook)
Adlan Amagov nocauteou TJ Waldburger aos 3min45s do R1
Tony Ferguson finalizou Mike Rio no triângulo de mão a 1min52s do R1 (Finalização da noite)
Andre Fili venceu Jeremy Larsen por nocaute técnico aos 53s do R2
Kyoji Horiguchi venceu Dustin Pague por nocaute técnico aos 3min51s do R2