Ele pesa menos de 60kg, mas costuma fazer muito barulho tanto lutando quanto falando. No Pan 2011, criou alvoroço ao mencionar o uso de esteróides por atletas, polêmica que se espalhou pelo mundo do Jiu-Jitsu nos dias seguintes. No Mundial 2011, Caio Terra quer mais uma vez ser o centro das atenções, pelo menos no peso galo. Para isso, terá de passar por um adversário conhecido.
Em 2008, Terra foi campeão ao vencer Yusuke Honma por 6 a 4 depois de ter finalizado Bruno Malfacine na semifinal. Em 2009 e 2010, Malfa deu o troco em Caio, com duas vitórias apertadas e, no caso da decisão do ano passado, contestada. No Pan 2011, dessa vez no pluma, Caio empatou o duelo pessoal com o adversário da Alliance, que ainda tem a vantagem de 3 a 1 em títulos mundiais. Certamente eles vão se encontrar novamente em Long Beach.
Em entrevista exclusiva ao Blog GRACIEMAG no Mundial, Caio falou da rivalidade com Malfacine, recusou a fama de reclamão, contou o segredo para lutar bem com adversários mais pesados e revelou como está se preparando para buscar o bicampeonato mundial.