GRACIEMAG #161 traz tudo sobre o Mundial de Jiu-Jitsu 2010 e, lógico, do grande vencedor do evento Roger Gracie, que se tornou o primeiro tricampeão absoluto entre os faixas-pretas na competição.
Oito campeões mundiais dessa temporada entrevistaram o Gracie. Vencedor no meio-pesado, Tarsis Humphreys, por exemplo, quis saber como o Roger faz para se manter afiado em Londres, muitas vezes longe dos principais faixas-pretas da Gracie Barra.
“O negócio é não só treinar, é o objetivo que você cria a cada treino. É preciso focar o treino numa coisa específica, para alguma melhora. É preciso um treino específico para cada posição, algo que eu faço desde novo e continuei na Inglaterra. Se você só se embola, não trabalha precisamente os erros. Nem sempre tenho os Estima e o Lagarto comigo em Londres, então uma dica é enfileirar os alunos. Cansado, nos igualamos a eles. Outro ponto é sempre se colocar em perigo, em posições que o pessoal não gosta de se colocar por vaidade. Às vezes você vai ser finalizado, mas, contra alguém duro no campeonato, vai saber escapar dali”, responde Roger.
Já o campeão peso galo Bruno Malfacine quis saber quais são as metas de um lutador que já venceu tudo no Jiu-Jitsu.
“Não luto para ser famoso, escolhi isso para a minha vida e só penso em lutar. Minha meta é essa. Quando acabar a minha carreira de lutador, vai começar provavelmente a de professor. Mas deixa acabar antes para eu pensar na outra!”, brinca.
Para aprender mais com Roger através das perguntas pertinentes dos próprios campeões, não deixe de conferir a GRACIEMAG, nas bancas, academias e livrarias por todo o mundo.