Polêmico, artista, ácido… Mais ou menos com adjetivos como estes Chael Sonnen, o próximo desafiante de Anderson Silva pelo cinturão de médios do UFC, fica estigmatizado a cada entrevista. No entanto, até que ponto são verdadeiras ou marketeiras as declarações do americano?
Num bate-papo informal com a GRACIEMAG, Jorge “Joinha” Guimarães, empresário de astros como Anderson e Minotauro, já entregou: “Quando está por baixo, Sonnen aproveita para disparar contra os lutadores brasileiros e, dessa forma, ele ganha força na mídia. Muitas vezes, depois de uma entrevista polêmica, ele mesmo nos ligou para avisar que tinha falado um monte”.
Enfim, por bastante tempo Sonnen criticou o Jiu-Jitsu, já disse até se tratar de uma luta “para mulheres”, e não se surpreenda, caro leitor, se voltar a criticar. No entanto, num bate-papo com a NOAUTE, que vem encadernada dentro da GRACIEMAG #183, em todas as bancas, Chael mostra outro ponto de vista.
Por exemplo, o lutador admira a arte marcial desde 1993, quando viu pela primeira vez Royce Gracie em ação e, além disso, admite que os combates de Jiu-Jisu são divertidos. Quem ale admira nos dojôs?
“Gosto do estilo de Roger Gracie e do Saulo Ribeiro. Tento imitar as técnicas desses caras”, comenta.
Enfim, das 11 derrotas no cartel (27-11-1), oito foram por finalização, inclusive a contra Anderson Silva, em que bateu após um justo triângulo com chave de braço. Para que isso não ocorra novamente, é bom mesmo que o lutador pratique e, para não dar bobeira de novo, Sonnen, também é válido assinar as próximas edições da GRACIEMAG, basta clicar aqui!