Como todo mundo sabe, o astro do cinema Chuck Norris é o homem mais temido do mundo, dono de golpes capazes de nocautear Anderson Silva e finalizar Marcelinho Garcia – ao mesmo tempo.
Entrevistado por nossos colegas do MMA Nation, Chuck comentou outro dia sobre as primeiras lições que aprendeu com a família Gracie.
“Eu estava no Rio de Janeiro, de férias, e aproveitei para conhecer as escolas de artes marciais. E todos falavam sobre os Gracies e o Jiu-Jitsu com reverência. Consegui achar a academia. Foi aí que conheci o Helio Gracie, e também o Rickson, que era na época o campeão da família, e o Royce. Após conhecê-los, perguntei se poderia participar das aulas. Eles concordaram, claro, e foram muitos educados e cordiais”, relembra.
“Eu pensei, tenho habilidades boas, sou faixa-preta de judô, vai ser tranquilo. Mas logo depois fui para o chão com Rickson, e tive uma lição como nunca havia tido na minha vida, parecia que jamais tinha treinado. Treinei com Royce também, até que Mr. (Helio) Gracie pediu para treinar comigo. Caímos, eu montei e ele disse: ‘OK, Chuck, me dê um soco’. Eu não quis, disse: ‘Mas Mr. Gracie…’. E ele: ‘Vamos, me bata’. Quando levantei meu braço para bater, foi a última coisa que deu tempo. Logo depois eu estava acordando, pois fiquei inconsciente e não lembrava de nada do que tinha acontecido”, recordou.
“Foi quando Helio se desculpou, disse que não queria apertar tanto. Depois do acontecido ele disse que faria de mim um grande lutador de Jiu-Jitsu. Infelizmente não pude ficar muito tempo, pois tinha que gravar um filme. Mas depois que conheci os Gracie fiquei com eles por muitos e muitos anos. Treinei com Rorion Gracie em Los Angeles e com os Machado, primos dos Gracie, e faço Jiu-Jitsu há 28 anos”, completou ele, hoje faixa-preta dos irmãos Machado na Califórnia.