Gordon Ryan e Yuri Simões já haviam colidido quatro vezes sem o pano. O americano vencera todas, mas no último confronto, em 2018, Yuri arrancara o 0 a 0, na final do absoluto do Mundial Sem Kimono da IBJJF.
Para a superluta de 20 minutos, com mais 20 de prorrogação se necessário, o duelo prometia. Ainda mais que Yuri, o último campeão absoluto do ADCC, vencera Nicholas Meregali há dois anos. Será que apresentaria novas armas?
Não foi possível saber, já que Gordon não errou. Manteve a pressão o tempo todo, montou, atacou as costas, e aplicou um sonoro 21 a 0 em Simões, que mostrou a hábil defesa de sempre, mas sem assustar nos ataques.
Com o cinturão no ombro, Gordon agora aguarda Kaynan Duarte, que finalizou Roberto “Cyborg” Abreu no absoluto e fará a superluta do ADCC 2026. Kaynan, imparável, venceu ainda no peso até 99kg, sagrando-se tri na categoria. A sua divisão foi a mais agitada do evento desde sábado, quando Michael Pixley derrubou e eliminou Nicholas Meregali do evento. Pixley terminou em quarto, após perder para Rafael Lovato e, na disputa do bronze, para Cyborg.
No absoluto feminino, outra pequena grande zebra galopou. A australiana Adele Fornarino, de 55kg, venceu a divisão aberta. Na final, ela superou Bia Mesquita por pontos.
Confira todos os campeões a seguir. Para os melhores lances e fotos do evento, passeie pelas imagens vistas por nossos 250 mil seguidores, no nosso instagram, aqui. Oss!
ADCC 2024
Las Vegas, EUA
17 e 18 de agosto de 2024
Absoluto masculino
1º Kaynan Duarte
2º Cyborg Abreu
3º Dante Leon
Absoluto feminino
1º Adele Formarino
2º Bia Mesquita
3º Amy Campo
Masculino
-66kg
Diogo “Baby Shark” Reis
Diego Pato
Josh Cisneros
-77kg
Mica Galvao
Vagner Rocha
PJ Barch
-88kg
Giancarlo Bodoni
Jay Rodriguez
Felipe “Laranjinha” Costa
-99kg
Kaynan Duarte
Rafael Lovato
Roberto Cyborg Abreu
+99kg
Felipe Preguiça
Luke Griffith
Daniel Manasoiu
-55kg
Adele Fornarino
Bianca Basilio
Jasmine Rocha
-65kg
Ana Carolina Vieira
Helena Crevar
Bia Mesquita –
+65kg
Rafaela Guedes
Nathiely De Jesus
Kendall Reusing
Superlutas
Gordon Ryan venceu Felipe Preguiça por 2 a 0 no sábado
Gordon Ryan venceu Yuri Simões por 21 a 0 pelo cinturão