GRACIEMAG busca todos os dias boas dicas para ajudar nosso leitor e o praticante durante sua jornada até a faixa-preta. O caminho é árduo e repleto de alternativas que prejudicam sua evolução.
O atento professor Muzio de Angelis, nosso GMI na Gávea, apontou cinco aspectos que sabotam seu progresso no Jiu-Jitsu.
Veja os cinco aspectos que o árbitro da IBJJF listou:
1. Arrogância
“A arrogância atrapalha sua jornada no Jiu-Jitsu. Ás vezes, o praticante acha que sabe tudo e não precisa aprender mais nada. Nós estamos em constante aprendizado, abra a sua mente”, alerta Muzio.
2. Tenha palavra
“Não cumprir com a palavra é outro aspecto que prejudica sua evolução. Quando combinar com os amigos de treinar, não fure por preguiça, por esquecimento ou por outro problema qualquer. Honre sua palavra”, diz o professor.
3. Ingratidão
“O aluno que não honra o mestre e os colegas mais graduados nunca vai ser alguém no mundo do Jiu-Jitsu. Esse defeito é, para mim, um dos piores dentro da nossa arte”, aponta o faixa-preta.
4. Não seja repetitivo
“O atleta que só quer fazer as mesmas coisas todos os dias fica atrasado. Por exemplo, o praticante que só quer passar a guarda, pois não confia no seu jogo por baixo e tem medo de levar amasso dos colegas de academia”.
5. Falta de pontualidade
“A falta de pontualidade também prejudica bastante. Com isso, você chega atrasado aos campeonatos e acaba sendo desclassificado por WO. Também chega atrasado aos treinos e no seu trabalho. O atleta que é assim não vai ser um bom faixa-preta ou um bom profissional”, encerra De Angelis.
Para saber mais sobre o GMI, clique aqui.