A próxima edição da Copa Pódio de Jiu-Jitsu está confirmadíssima para o dia 9 de maio, no Rio de Janeiro, e além de atrações explosivas como Serginho Moraes x Leandro Lo, o card apresenta três novatos de origem europeia, consolidando a intenção da Pódio de descobrir novos talentos em todos os cantos do Brasil e do planeta também.
Além de lutadores americanos, presentes desde a primeira edição, desta vezes teremos um polonês e um português na disputa do GP de Pesos Pesados, e por fim um espanhol na disputa do Desafio de Países. Confira abaixo quem são os europeus da Copa Pódio de maio:
Alex Cabanes (Espanha)
Cabanes é faixa-preta da Atos e formado pelo professor Claudio Calasans. O atleta, que encara o americano talentoso e finalizador Edwin Najmi no Desafio de Países, começou no Jiu-Jitsu em meados de 2003, na academia de Rafael Haubert. Com passagens também pela Carlson Gracie de Londres, Alex construiu um jogo agressivo, tanto por baixo quanto nas passagens, e tem nos ataques e na constância sua principal arma.
Maks Wisnieviski (Polônia)
Medalhista de bronze no último Europeu de Jiu-Jitsu da IBJJF, o meio-pesado Maksymilian Wisniewski, gentilmente apelidado de Maks (os brasileiros agradecem a facilidade), foi selecionado para encarar Mieszko Maciejewski em duelo valendo vaga no GP de Pesos Pesados da Copa Pódio. Os nomes poloneses vieram após uma enquete realizada pela organização no país do papa João Paulo II. Maks e Miesko fizeram uma luta muito disputada em Varsóvia, e Maks sagrou-se vencedor por 2 a 0, para garantir sua vaga. Maks também é conhecido como “a besta polonesa”, e é faixa-preta de Robert Drysdale (Zenith JJ).
Nelton Pontes (Portugal)
Vindo de Amora, pequena cidade de Seixal, o gajo Manuel “Nelton” Pontes surgiu como potencial participante do GP de Pesos Pesados após ter seu nome apresentado à organização da Copa Pódio por seu professor, Alex Machado, da Gracie Barra. Nelton tem credenciais, afinal já foi campeão faixa-marrom no WPJJC de Abu Dhabi e tem passagens pelo MMA, com três vitórias, uma por finalização. Na faixa-preta, Nelton fez boa apresentação no aberto de Roma da IBJJF e tem na Copa Pódio sua chance de se firmar de vez no cenário mundial do Jiu-Jitsu. Vai conseguir? Fique ligado no GRACIEMAG.com para descobrir.
E para você, leitor de GRACIEMAG? Qual dos europeus terá maior destaque na Copa Pódio de Jiu-Jitsu? Só resta aguardar o dia 9 de maio para a resposta.