Na última semana, o peso médio do UFC Chris Leben foi promovido a faixa-azul de Jiu-Jitsu no Havaí, por seu professor brasileiro Sidney Silva, como o GRACIEMAG.com noticiou, aqui.
Cumprindo suspensão no Ultimate por doping, o nocauteador investiu nos treinos de Jiu-Jitsu, para satisfação do professor.
“O Chris já tem um chão bom, ele tem total noção da movimentação básica, e como está temporariamente suspenso e sem luta marcada, ele vem dando uma atenção especial ao chão, principalmente de kimono – algo que vem treinando há uns oito meses”, comentou Sidney Silva, com o GRACIEMAG.com.
“Demorou um pouco, mas consegui convencer o Chris que a verdadeira essência do Jiu-Jitsu está no kimono. Apesar de muita gente achar o contrário, os treinos de kimono são essenciais para o treinamento do lutador de MMA: é o treino de kimono que ajuda o lutador a ter um chão justo e preciso”, completou o faixa-preta de Romolo Barros (Rickson Gracie).
A presença do astro do UFC na academia havaiana tem servido como estímulo para outros alunos. “Ele está empolgadíssimo com os treinos de kimono e em troca empolga os outros alunos”, falou o professor, que precisou defender a graduação de Leben.
“Teve gente discordando da faixa, achando que ele deveria ter uma graduação maior por ser lutador do UFC, ter finalizado com estilo o Akyama (em 2010) e tal, mas é como eu expliquei a ele. Quando ele me disse que queria treinar de kimono e humildemente me perguntou que faixa deveria usar, eu disse: “a faixa-branca”. Bem, na hora ele ficou surpreso com minha resposta, mas aceitou na maior humildade, pois expliquei que MMA e a luta sem kimono não são a mesma coisa que Jiu-Jitsu”, explicou Sidney, já prevendo uma nova fase para o lutador.
“O cara é gente finíssima, guerreiro e sai na mão com qualquer um, está numa nova fase da vida, saudável e focado na sua volta ao UFC, que deverá ocorrer em breve. Acho que ele vai voltar para embolar ainda mais a categoria médio”, concluiu o sábio professor.
Veja Leben encarando um dublê, no intervalo dos treinos.