Num dos sinais de que não é apenas o MMA que cresce a passos largos no Brasil, no fim de novembro, a Gracie Barra promoveu em Campinas, São Paulo, um curso de dois dias para os instrutores de suas escolas do Brasil. Foram mais de 300 inscritos, mas apenas os primeiros 120 puderam participar, por questão de espaço e conforto.
“Foi um curso essencial para alinharmos nossas mais de cem escolas GB oficializadas no Brasil, e foi uma excelente oportunidade para confraternizarmos e inspirarmos uns aos outros. No ano que vem vamos expandir para tentar caber todo mundo”, comentou Márcio Feitosa.
A programação do curso envolveu palestras com três mestres da Gracie Barra, Mauricio Robbe, Carlos Gracie Jr e Frederico Pimentel. Houve ainda palestras com os professores que implementaram o mais moderno método GB de ensino, como Jefferson Moura do Rio de Janeiro, por exemplo, que compartilharam as experiências.
Organizador do curso, o professor Carlos Liberi contou como passou de 60 alunos para mais de 300 em dois anos. “Quando iniciei a implementação do método GB de ensino não imaginei que o resultado fosse ser tão espetacular. Hoje meus alunos estão extremamente satifeitos com o que a escola oferece, e passei a poder ensinar para muito mais gente”, palestrou Liberi.
Já os professores Feitosa, Flavio Almeida e Marco Joca trouxeram algumas inovações dos EUA e explicaram-nas por meio de vídeos.
O curso foi um primeiro passo para a escola organizar as certificações de instrutores, certificações de faixas-pretas e as equipes de competições. “Tal alinhamento é fundamental para a escola poder ajudar da melhor forma possível nossos instrutores, e para o trabalho da GB continuar ganhando força em todo território nacional”, lembrou Feitosa.
“A certificação realizada em Campinas é um grande marco na consolidação e desenvolvimento da GB”, resumiu mestre Mauricio Robbe, da Bahia. “A competência do Mestre Carlos Gracie Jr em definir, com extraordinária lucidez, os melhores rumos a serem seguidos por nossas escolas, coloca a Gracie Barra num caminho sem volta, onde nosso principal objetivo é o ensino do Jiu-Jitsu de alto nível visando o desenvolvimento integral dos seus alunos”.
“Daqui em diante, o Jiu-Jitsu não mais será exclusivo dos competidores. Ao contrário, será direcionado, também, para os executivos, suas esposas e filhos, que encontrarão nas Escolas GB um ambiente organizado, disciplinado, limpo e confortável onde todos gostarão de treinar. Por essa razão a GB, agora, tem um novo slogan: Jiu-Jitsu para todos. Parabéns a todos os organizadores deste evento, nos EUA e no Brasil”, concluiu Robbe.
A próxima edição será no primeiro trimestre de 2012, novamente em Sao Paulo. Os interessados já podem se inscrever, aqui.