O público americano, que ainda não a conhecia, se perguntava na Pirâmide em Long Beach: “Quem é essa garota?”. Passaram a conhecer melhor depois da final contra Penny Thomas, que definiu a categoria médio do Mundial de Jiu-Jitsu 2011. Todos souberam quem é a faixa-marrom de 25 anos, representante da Ryan Gracie, em São Paulo. Foi a primeira vez de Talita Nogueira, a Treta, no Mundial. E a mais nova campeão era só sorrisos:
“Estou muito contente por estar aqui. Tenho uma filha, tenho problemas financeiros, não foi fácil chegar aqui. Vencer, então, foi inacreditável!”, comentou, logo após bater a experiente Penny Thomas.
“Senti que eram os dez minutos para provar o quanto duro havia treinado. Era a luta mais importante da minha vida. Controlei e venci. Penny é muito dura, tive que me manter focada”, completou.
Mais surpreendente ainda é o fato de Talita ter iniciado no Jiu-Jitsu há apenas cinco anos.
“Todos começaram a treinar há tanto tempo. Vim de muito longe num curto espaço de tempo. É bom ver que estou neste nível.”
Talita teve uma filha com apenas 17 anos. Nos tempos difíceis, foi apresentada ao Jiu-Jitsu por alguns amigos. Desde então, não parou de treinar.
“Venho treinando muito duro. Tenho um grande professor (Pitta Junior) e uma boa família. Treino duro para ser a melhor, foi sempre a minha prioridade.”
Com o desejo de ser campeã mundial, agora realizado, Treta não deixou de ser uma boa mãe. Inclusive, a filha a acompanha nos treinos desde os três anos de idade. “É possível ser mãe e competidora ao mesmo tempo”, encerra.