Hoje faixas-corais e mestres renomados no meio do Jiu-Jitsu, Ricardo Libório e Helio “Soneca” Moreira brilharam nos tatames nos tempos de competidores, em especial na década de 1990. Peso-pluma de origem, Soneca se aventurou contra Libório no Campeonato Brasileiro 1993, disputado no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro.
Helio Soneca foi valente, mas Libório colocou em prática seu retrospecto no judô e quedou o oponente nos primeiros instantes. Helio lesionou o ombro no momento da queda e o árbitro interrompeu o combate. Após o aluno de Carlinhos Gracie Jr. ser atendido, a luta recomeçou em pé.
Libório puxou Soneca para a guarda e finalizou no armlock. Depois de ter o braço erguido pelo árbitro, Libório ergueu o amigo nos ombros e o colocou de volta na arquibancada.
Cerca de três anos após o duelo, na primeira edição do Mundial de Jiu-Jitsu, em 1996, Ricardo Libório se tornaria o primeiro lutador campeão mundial no peso superpesado ao derrotar Leonardo Castelo Branco, enquanto Helio Soneca alcançaria o feito nos plumas, ao superar Wellington “Megaton” Dias. Prova que aço forja aço.
Confira e aprenda com este duelo de mestres.