Para se tornar cada vez mais sábio no Jiu-Jitsu é importante que você reserve mais horas do seu dia para estudar a arte. Os maiores campeões do esporte ensinam que, para você evoluir, precisa treinar e estudar de maneira correta.
Hoje, com o avanço da tecnologia, é possível ter acesso a técnicas, análises e aulas através do celular com o Manual do Jiu-Jitsu, uma plataforma que reúne milhares de aulas divididas por faixa, com e sem kimono. Por lá, todo iniciante ou praticante mais avançado consegue ter um direcionamento para atingir seus objetivos pessoais.
Marlus Salgado, ceo do Manual do Jiu-Jitsu, explica a importância de estudar os movimentos nos mínimos detalhes e, principalmente, ter um direcionamento para não se perder ao longo da longa jornada.
“No Jiu-Jitsu, o estudo e a repetição são as formas mais eficientes para evoluir e ganhar confiança. Percebo que iniciantes e até alguns graduados, que frequentam a academia duas ou três vezes na semana, têm uma certa dificuldade no aprendizado das posições. O principal obstáculo deles é justamente o baixo número de repetições das técnicas e um foco maior apenas nas sessões de treino. Por isso, a ideia principal dos estudos é utilizar o seu tempo livre para se conectar mais profundamente com as técnicas e parar de lutar de forma inconsistente. A teoria junto com a prática é a melhor estratégia”, ensina Marlus.
Afinal, qual é o método para evoluir fora do dojô de treino? Bom, o faixa-preta explica que o praticante precisa ter uma rotina e um direcionamento nos estudos.
“Para conseguir transferir com maestria a teoria para a prática, você deve saber o que você vai estudar. O primeiro passo é fazer uma análise do seu jogo e só depois buscar conteúdos que possam suprir essas demandas. À medida em que você vai assistindo as aulas, os seus neurônios-espelho vão assimilando os movimentos e isso se reflete na sua prática nos tatames. Se a sua guarda está sendo passada facilmente, é interessante começar assistindo a algumas aulas sobre retenção de guarda e também de alguma guarda para você controlar o oponente. Porém, não é só consertar os erros. Você pode buscar mais detalhes das suas posições mais fortes, do seu jogo A. Ao fazer isso, você pode ficar ainda melhor no que você já é bom”, explica o professor, que ensina para mais de três mil alunos na plataforma.
Competidor de alto nível na faixa-preta, Marlus ainda divide seu tempo para ensinar, compartilhar técnicas e manter seus estudos em dia. O atleta tem acompanhamento de profissionais para melhorar em todas as áreas profissionais da sua carreira.
“Nenhum profissional é bem-sucedido por acaso. Percebo que uma das características mais marcantes de qualquer pessoa bem-sucedida é o conhecimento profundo que ela tem na sua área. Nós, profissionais que trabalhamos com o Jiu-Jitsu, também devemos seguir essa receita que já foi comprovada. É preciso investir tempo no aperfeiçoamento de si mesmo para alcançar a excelência! Seja o estudo no próprio treino ou através de vídeo aulas, livros etc”, encerra Marlus.
Para assinar o Manual do Jiu-Jitsu, clique aqui!