Sábado normalmente é dia de absoluto nos torneios da IBJJF, e em Lisboa um pelotão de elite do Jiu-Jitsu mundial entrou na guerra. Os sobreviventes, no entanto, vestiam a farda da Águia: Bernardo Faria e Léo Nogueira, da Alliance.
O mineiro Bernardo Faria começou a brilhar ao finalizar Renato Cardoso (CheckMat) na chave omoplata, vitória que o levou até a semifinal. Contra o duro Claudio Calasans (Atos), que havia vencido DJ Jackson na decisão, Bernardo garantiu a vaga na final ao pegar as costas.
Do outro lado da chave, Léo Nogueira (Alliance) arrochou o leglock em Bruno Matias (CheckMat) nas quartas de final. Na semifinal, encarou o pesadíssimo Alexander Trans, que havia passado a guarda de Lucio Lagarto. Léo então repetiu o que o companheiro Bê Faria fez, e com uma pegada de costas no dinamarquês foi para a final.
Em entrevista ao repórter Ivan Trindade, Bernardo Faria disse que a decisão de quem será o campeão absoluto vem amanhã, após os resultados na categoria.
Via Twitter, o GRACIEMAG pediu ao menos uma luta de exibição entre Bê e Léo em Lisboa. O campeão Roger Gracie entrou e fez coro: “Essa final do absoluto tem que ter luta!”.
Bem-humorado, o general da Alliance Fabio Gurgel, que normalmente se posiciona contra uma luta entre dois companheiros de treinos que se prepararam juntos, respondeu com um convite. Para quem quiser ver Nogueira vs Faria, é só chegar na Alliance São Paulo, onde as feras treinam um contra o outro o tempo todo:
“Estão todos convidados! Rua Nova Cidade, 182, em São Paulo”, twitou Gurgel.