As cidades de Campos dos Goytacazes e de São João da Barra, no interior do estado do Rio de Janeiro, receberam durante as décadas de 1990 e 2000 os maiores astros do Jiu-Jitsu e MMA. Por lá, desfilaram suas habilidades feras como Marcelinho Garcia, Renato Babalu, Rodrigo Damm, Thales Leites, Gabriel Napão, Alexandre Café, Romulo Barral e tantos outros.
Sempre com boas premiações, o torneio chamava a atenção da nata da luta agarrada e, com isso, combates eletrizantes rolavam aos montes, normalmente com entrada franca para o povo. Numa delas, nos idos de 2004, um confere passou despercebido da mídia especializada. Os ainda desconhecidos José Aldo e Thiago Tavares, hoje estrelas do UFC, protagonizaram um sanhaço daqueles.
Raspagem decisiva no finzinho
“Lembro que liguei para o Dedé Pederneiras e pedi um atleta levinho, para um torneio de oito lutadores”, lembra Leandro Ribeiro Gomes, o idealizador do evento. “Ele apareceu com o José Aldo, e eu chiei: ‘Pô Dedé, queria um cara duro!’ (Risos) O moleque surpreendeu, pois apesar de desconhecido já era ágil e duríssimo no chão, com um jogo cheio de giro. Foi lá que o Dedé nos falou que aquele menino adorava treinar em pé e já batia forte demais. Hoje é o campeão do UFC e merecedor de tudo isso”.
A luta entre Aldo e Tavares, que foi considerada uma das melhores da competição naquela noite, foi emocionante, cheia de giro e excelente técnica no chão. Aldo puxou para a guarda e não parou até que, no lance decisivo da peleja, raspou no finzinho e faturou a vitória por 2 a 0. Aldo faria a final do torneio contra o hoje lutador do TUF Rodrigo Damm, que venceu o astro amazonense e foi o grande campeão.
Você se lembrava? Aproveite e comente outras lutas pouco lembradas dos grandes astros do Jiu-Jitsu, hoje nomes consagrados no UFC.