O próximo Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa, será uma festa daquelas. Quem brilhar, além da glória, vai ganhar automaticamente milhões de fãs no Brasil, graças à exibição do campeonato no Sportv, no programa “Sensei Sportv”.
O campeonato, entre os dias 26 e 29 de janeiro, promete reunir uma constelação de astros, como Bernardo Faria, Leonardo Nogueira, Jonathan Torres, Bruno Frazatto, Otavio Sousa, Carlos Esquisito, Rodrigo Simões, Francielio da Costa e Yuri Simões, e os masters Rodrigo Munduruca, Jared Weiner, Lúcio Charly Brown e Francelino Gonçalves.
O GRACIEMAG.com perguntou a alguns deles o que eles aprenderam durante a temporada natalina de treinos, e que táticas eles usam nas competições. Confira:
Autoconhecimento, gás e Jiu-Jitsu
1) “Um dos grandes segredos é aprender a treinar cansado. Treinar inteiro é fácil, o duro é ver como seu corpo e a cabeça respondem quando você está bufando” Léo Nogueira (Alliance)
2) “Minha estratégia para o Europeu foi treinar em todas as situações possíveis. Faço guarda, defesa, por cima, de pé, ataques de finalizações, todos os aspectos do Jiu-Jitsu” Léo Nogueira
3) “Minha tática em campeonatos é sempre a mesma: cair dentro. Meu respeito e admiração pelos adversários fica do lado de fora da área de lutas. Lá dentro é selva. É como luto desde a faixa-azul, e vem dando certo” Yuri Simões (CheckMat)
4) “Para a competição, acho que o atleta deve ter seu jogo bem definido, para quando entrar na área de luta saber exatamente o que pretende fazer” Francelino Gonçalves (Nova União)
5) “Não deixe de repassar o estudo das regras, para chegar no dia com ela bem fresca na cabeça, e com isso usá-la a seu favor” Francelino Gonçalves
6) “Estar muito bem preparado fisicamente é um aspecto óbvio para quem quer entrar num campeonato de alto nível. Mas sugiro ainda você se testar bastante para conhecer bastante sua capacidade, seu gás. Se você sabe a hora certa de usar o gás, você ganha confiança nos golpes. Outra dica é se perguntar: é isso mesmo o que você quer? Então esteja preparado” Francelino Gonçalves
E você, leitor? Vai lutar o Europeu da IBJJF? Comente com a gente o que você tem aprendido durante a preparação, a seguir.