No Europeu de Jiu-Jitsu deste ano, a equipe comandada por Ramon Lemos em Rio Claro formou um time que promete dar trabalho no peso pena faixa-preta. E na primeira missão, em Lisboa, o esquadrão foi bem sucedido com Eduardo Ramos em primeiro, Bruno Feazatto em segundo e os irmãos Rafael e Guilherme Mendes em terceiro. Para comentar isso e muito mais, conversamos com Bruno Frazatto, o mais veterano entre os quatro.
Confira o bate-papo com o GRACIEMAG.com:
Comente sobre o Europeu. Fez quantas lutas?
Graças a Deus comecei o ano com o pé direito. Na minha categoria, fiz um combate antes de fechar com meus amigos e companheiros de treino Rafael, Guilherme Mendes e Eduardo Ramos. Lutei contra o atleta Justin Rader e consegui vencer com um estrangulamento nas costas, que começou em um ataque de omoplata. Após a categoria, fui convidado para representar o Brasil no Team Match. Fiz mais dois combates e venci por finalização com um ataque de omoplata e um ataque de costas. Fiquei muito feliz pelos resultados. Desde a metade do ano passado competi com frequência e consegui vencer em todos os eventos.
E esse esquadrão no peso pena? Vai ser assim em todos os eventos?
Este ano vamos estar muito bem representados em todas as divisões. Mas, no peso pena, o objetivo é fechar todas as principais competições, vamos entrar para conquistar todos os pódios. Entrarão sempre comigo os Mendes Bros e o Eduardo Ramos!
Qual é o planejamento agora?
No dia 26 começaremos o camp na academia do André Galvão, na Atos em San Diego. Faremos uma preparação intensiva para o Pan e World Pro. No camp estarão presentes todos os faixas-pretas da equipe e todos os atletas menos graduados que vão para a competição. Tenho certeza que vai ser uma ótima experiência, porque vamos poder contar com a presença e o treino do André Galvão, um dos melhores lutadores de Jiu-Jitsu de todos os tempos. Sempre que ele está presente passa uma energia altamente positiva para todos .
Veremos você em mais quais eventos neste ano? Vai voltar a lutar MMA?
Meu foco é lutar todas as competições da IBJJF e também o World Pro. Depois do Mundial, pretendo retomar as lutas de MMA, pois estou sem lutar desde 2007. Estou feliz, focado e muito confiante, treinando como nunca para dar o melhor.
Confira um pega na academia entre Frazatto e outra fera peso pena do time, Rafael Mendes: